Joiran Souza Mendes e Albani Leite Lopes fiscais agropecuários da ADAB - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia participaram do Programa Geraldo José (Rádio Juazeiro) na tarde desta quarta-feira (01/06) informando sobre a operação que estão realizando no Norte da Bahia.
Segundo os técnicos da ADAB seis profissionais do referido órgão estão em Juazeiro desde a terça-feira (31) com a finalidade de fiscalizar a devolução de embalagens de agrotóxicos na região.
“Estamos na região para estabelecer o cumprimento da Legislação Estadual e Federal de Agrotóxicos. A preocupação é com a destinação final e correta das embalagens vazias de agrotóxicos com a finalidade de evitar a contaminação do meio ambiente” pontuou Joiran Mendes.
O engenheiro agrônomo Albani Leite informou que “a Lei Federal nº 9.974, de 2000 condiciona a educação e a conscientização do agricultor a respeito da correta realização da lavagem e devolução das embalagens como uma responsabilidade tripartite, que deve ser exercida pelo poder público, distribuidores e fabricantes de defensivos agrícolas”.
Questionado por ouvintes sobre a operação se era de conscientização ou punição, os técnicos da Adab informaram que em caso de constatação de irregularidades em qualquer fazenda visitada o proprietário pode ser multado.
Punição
A Lei Federal para este fim de punição e fiscalização foi promulgada no ano de 2000 sob o nº 9.974 e desde 2002 que o material recolhido tem destino certo através do inpEV, então criado no ano de 2002, sem fins lucrativos, para auxiliar no recolhimento das embalagens, separação por material e encaminhamento para as empresas de reciclagem. A multa para quem não respeita a legislação gira em torno de 20 mil reais.
Acavasf
Na região a devolução das embalagens acontece na Acavasf (Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco).
Da Redação RedeGN
0 comentários