Uma operação realizada nesta quarta-feira (18) pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb), autuou 6 empresas localizadas na Travessa da Maravilha e na Praça da Mônica, por estarem obstruindo o passeio público com mercadorias. Uma das empresas autuadas estava utilizando boa parte da calçada da Praça da Mônica como depósito de materiais de construção.
A fiscalização da Semaurb esteve no local, aplicou um auto de infração e os funcionários da empresa retiraram a mercadoria do equipamento público. Já na Travessa da Maravilha, as empresas autuadas comercializam móveis novos e usados nas calçadas, obstruindo o livre trânsito de pedestres e colocando em risco a segurança deles, que muitas vezes tinham que andar no meio da rua.
“Essa fiscalização desobstruiu as calçadas e outros equipamentos públicos que estavam sendo ocupados indevidamente, como se fossem uma extensão dos estabelecimentos comerciais, o que é irregular. O objetivo com essa ação é resguardar o direito de ir e vir, e, principalmente assegurando a segurança dos transeuntes. Não podemos permitir que a população transite entre os carros”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, César Miller.
Fiscalização preventiva
Nas fiscalizações periódicas realizadas pela Semaurb, os fiscais inicialmente orientam os comerciantes com uma advertência verbal, explicando sobre o dever de deixar as calçadas e praças desobstruídas. Na etapa seguinte, caso exista uma reincidência, a empresa recebe uma notificação formal, comunicando a irregularidade. Caso a notificação seja descumprida, a empresa será autuada e multada e poderá ter a mercadoria apreendida.
“A equipe da Semaurb já vem realizando fiscalizações educativas e preventivas com o intuito de orientar os comerciantes a evitarem a ocupação indevida das calçadas com materiais que impossibilitem o livre trânsito de pedestres. Pedimos a colaboração para que cumpram as normas e evitem transtornos. A Semaurb está trabalhando para deixar nossa cidade mais ordenada”, declarou o superintendente de Ordenamento Urbano, Ubirajara Bastos.
Da Redação RedeGN
6 comentários
19 de May / 2022 às 18h24
e os calçadoes do centro q viraram galerias? o pau q dá em chico dá em francisco, ou nao?
19 de May / 2022 às 19h52
Tem que extender a todos os outros comércios de Juazeiro da Bahia, que estão irregular na utilização do solo do municipio de Juazeiro da Bahia, são vários que por não haver fiscalização ou seja, fiscal de postura já estão a algum tempo dominando a cidade. Essa coisa de só tomar providências quando há denuncia, é coisa de gestão pblica desastrada.
19 de May / 2022 às 21h33
Isso é comum em Juazeiro. Na Travessa Maravilha, (não sei se continua porque não passei mais por lá) uma loja de bicicletas coloca o produto na calçada e os pedestres precisam passar no meio da rua arriscando a vida no meio dos carros.
19 de May / 2022 às 21h47
Na rua Esperanto tem um bar, segundo informações os próprios fiscais de transito que leva os cones para para fechar a via publica quase todos finais de semana para realizarem partidas de jogo, sem dizer que todos dias as cadeiras invadem a metade da via publica, qualquer instante poderá acontecer um acidente, porque é beco, e é duas mãos, sou motorista de caminhão já precisei dá volta, porque o espaço que fica não dá para um carro de carga passar. Vamos fazer valer o código de postura senhor secretário da SEMAURB.
19 de May / 2022 às 23h26
Parabéns! mas precisa em outros muitos locais de Juazeiro. A noite são os bares, pizzarias, lanchonetes, etc vão fiscaizar também? Os calçadoes além de muitos ambulantes há muitos lojistas com seus produtos expostos na parte externa das lojas. E ai?
20 de May / 2022 às 12h18
Excelente ação! A cidade p´recisa ser cuidada e toda e qualquer infração precisa ser autuada. Agora continuar a fiscalização e impedir que isso aconteça novamente nesse local e em outros