Em Sobradinho, a gestão municipal avança no trabalho em defesa da garantia do direito de aprender das crianças, adolescentes e adultos, através da realização do projeto "Avalia Sobradinho", iniciativa que prevê estimular a restauração das aprendizagens escolares, após dois anos de pandemia da Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo do projeto "Avalia Sobradinho" é promover a recomposição das aprendizagens, a partir da participação nas avaliações contínuas e, por meio de diagnósticos do desenvolvimento das habilidades socioeducativas dos estudantes. O projeto prevê a realização de simulados trimestrais, bem como o estímulo à participação do alunado de 1° ao 9° ano em avaliações externas, a exemplo de olímpiadas escolares, e ações de resgate à cultura Tatauí.
O primeiro simulado do "Avalia Sobradinho" será executado no próximo dia 02 de junho, e os demais em julho e novembro deste ano.
Na última sexta-feira (13), foi realizada uma reunião com as coordenadoras pedagógicas das instituições escolares municipais, quando o projeto foi apresentado oficialmente às Gerências Pedagógicas e aos coordenadores.
"Montamos uma equipe de excelência para dar viabilidade ao "Avalia Sobradinho" e tenho certeza que contarei também com o esforço dos coordenadores e professores das escolas municipais que podem abraçar o projeto para o alcance de bons resultados. Os coordenadores das escolas são a alma da instituição, portanto, são capazes de reposicionar as escolas em termos de bons resultados na aprendizagem dos estudantes, ação necessária, após 2 longos anos de atividades remotas. Acredito na capacidade dos professores e coordenadores de dialogarem e interagirem com os alunos num nível mais próximo para que a recomposição das aprendizagens ocorra", destacou a secretária Ducilene Kesterng.
Os simulados internos do projeto serão aplicados para todos os estudantes do 2° ao 9° anos matriculados da rede municipal de ensino. As provas serão elaboradas internamente pela coordenadora do projeto, Simone Macedo, e pela equipe docente formada pelos professores Zaira Silva, Edna Xavier e Joselito Macedo.
"O Prefeito Cleivynho Sampaio confia na sua equipe técnica e os estudantes carecem de nossa competência para que, lidando com estratégias eficientes, possamos preencher as lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia da Covid-19, que obrigou os gestores a suspenderem as aulas presenciais. Com o uso e implementação de políticas públicas educacionais como essa, cumprimos nossa missão como educadores e vamos juntos fazer o "Avalia Sobradinho" acontecer", concluiu a secretária.
Ascom PMS
0 comentários