Com o objetivo de conter a propagação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Endemias e Agentes de Saúde, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SIESP), está realizando um grande mutirão de prevenção e combate ao mosquito.
A ação teve início nesta segunda-feira (02), nas quadras S05, S07, S09, N12, e Portelinha, no Bairro São Joaquim, e percorrerá todas as quadras eliminando os focos do mosquito. As equipes estão recolhendo lixo e materiais que acumulam água de terrenos baldios e quintais de residências, além de realizarem visitas domiciliares.
As equipes que estão mobilizadas no mutirão também orientam os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
"Essas doenças se confundem muito nos quadros iniciais, são quadros febris, sintomas genéricos. O importante é estar atento ao que está circulando em volta, para saber se é dengue, chikungunya ou Zica, e ficar atento também a qualquer sinal de febre alta. As pessoas que apresentarem sintomas devem procurar o atendimento em nossas Unidades Básicas de Saúde", alertou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.
A secretária afirmou ainda que a prefeitura tem promovido diversas capacitações de manejo clínico e diagnóstico das arboviroses aos profissionais que atuam na área de endemias, para conscientizar a população e avançar no controle dessas doenças.
"Essas capacitações visam fortalecer a vigilância e assim intensificar as medidas de controle e resposta frente ao aumento dos casos dessas doenças, incluindo a dengue," informou a secretária.
O Prefeito Cleivynho Sampaio acompanhou o trabalho das equipes no primeiro dia do mutirão e falou sobre a importância da ação.
"Peço a colaboração da população, para que receba nossas equipes em suas casas, e assim os profissionais possam visitar os quintais e combaterem o mosquito causador de muitas doenças. A parceria da população neste momento é de grande importância. Precisamos reforçar os cuidados dentro de nossas casas. A prevenção é a melhor alternativa," concluiu o prefeito.
Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no Brasil cresceu 43,9% em 2022, e este aumento, segundo a InfoDengue da Fiocruz, pode ter sido efeito da redução de ações preventivas durante a pandemia de Covid-19, além de ser atribuído ao período chuvoso neste início de 2022, em grande parte dos municípios brasileiros.
Ascom PMS
0 comentários