Foram quase dois anos de trabalho para que Andrezza Santos fosse da concepção à finalização de EUTRÓPICA, o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora paulistana-baiana, como ela diz sobre suas raízes na cidade de São Paulo e do destino traçado com o interior da Bahia, origem de sua família e onde reside atualmente.
Dividido como uma trilogia, EUTRÓPICA oferece diversas nuances e climas: caótico e pesado, como no primeiro EP Sapopemba, calmo e contemplativo no EP Carranca, solar e dançante no EP final Atlântica. O elo entre as três partes é a simbiose musical de tantos Brasis que coexistem no Brasil e a vasta herança da música nordestina, experimentada por Andrezza através do xote, ciranda, axé, samba de coco e brega funk, sem deixar de fora sua grande inspiração no rock e um dedinho a mais de peso na guitarra.
A afinidade pelas seis cordas é o que salta à vista em "Vênus em Gêmeos", faixa-bônus lançada como single e que encerra EUTRÓPICA, agora já disponível como álbum completo nas plataformas de streaming. Nesta inédita, Andrezza se rende à uma autêntica rock ballad passional, estimulada pela tríade "intensidade, altura e timbre" que marca toda boa canção de amor.
O processo do disco EUTRÓPICA contou com a colaboração de alguns nomes na coprodução, um deles é Iago Guimarães, músico e produtor que desenvolveu as composições e arranjos em parceria com Andrezza em todo o álbum. Iago conta que a produção foi fácil e fluiu com naturalidade: "Andrezza é talentosa, canta muito bem e isso com certeza facilita bastante o processo. No primeiro EP, tivemos ajuda de Soneca Martins e Ana Karina, e tinha um ar mais paulista, um jeito de produzir com rhodes e elementos mais cosmopolitas e foi muito interessante pensar nas músicas sob essa ótica. Também foi interessante ver como ela canta e interpreta temas mais nordestinos, como na introdução do segundo EP, e como construímos essa segunda parte de maneira que se conectasse com a primeira. Isso foi bem desafiador para nós, ligar o primeiro e segundo EPs. Já em Atlântica, a terceira parte, que é mais dançável e digital, fizemos em um estúdio em Teresina e, de fato, é onde pudemos experimentar mais. Foi muito bom ter o DJ Werson junto, que trouxe outras ideias e outros estilos. Isso tudo, tenho certeza, é o que faz EUTRÓPICA ser essa massa de sons diferentes que se conectam e que é a proposta de Andrezza. O resultado é este disco que tem tudo para agradar os mais diferentes gostos musicais."
Além dele, o álbum tem também coprodução de Soneca Martins (em Sapopemba e Carranca) e Josyara em Carranca. A parceria com Josyara se estende à composição e interpretação de "Eu Vou, Você Vem?" e veio para engrandecer a riqueza musical de Juazeiro, cidade natal dela, atual localidade de Andrezza e pólo cultural da região do Vale do São Francisco. Explorar a produção local é uma premissa em EUTRÓPICA, que tem também a coprodução do juazeirense DJ Werson no terceiro EP, Atlântica.
Ainda em Atlântica, tem-se a gravação de "A Culpa É Sua Se Eu Sou Feliz", composição inédita de Manuca Almeida, sua esposa Lu Almeida e Andrezza. Manuca, nascido em Aracaju e radicado em Juazeiro, é um dos padrinhos musicais de Andrezza e autor de algumas pérolas da música brasileira, dentre elas "Esperando na Janela", primeiramente gravada por Gilberto Gil e agraciada com o Grammy Latino de Melhor Música Brasileira, em 2001.
O processo de EUTRÓPICA inclui ainda os videoclipes "A gente ia longe", "Vagão Vazio", "O Aquário e o Caranguejo", além de dois episódios de live session, com as músicas "Sair Sozinha", lançada em fevereiro, e "Vênus em Gêmeos", single de encerramento que também estreou em formato live. Junto às músicas e clipes, Andrezza produziu uma série em vídeo lançada em seu canal do YouTube e que será encerrada com o sexto episódio, a ser lançado nas próximas semanas.
Além de chegar completo aos serviços digitais de música na sábado, 30 de abril, EUTRÓPICA ganha versão remix no palco do Festival Aldeia Vale Dançar, promovido pelo Sesc Petrolina. Na ocasião, a cantora apresenta o repertório do disco acompanhada de DJ Werson.
"EUTRÓPICA foi se desenvolvendo por si só. No começo, eu tinha ideias e metas do que queria com este disco, mas ele foi se moldando naturalmente, seguindo um instinto próprio de como soar e do que dizer. Fui levada pela própria fluência que este trabalho foi tomando enquanto estava sendo desenvolvido. Às vezes, planejamos algo, mas as circunstâncias mudam e os planos seguem essa mudança natural das coisas, essa impermanência. O disco foi feito assim, ele mesmo apontando seu próprio norte", conta ela, que soube ouvir a "bússola interna" para concluir este novo trabalho.
EUTRÓPICA pode ser ouvido completo em: https://tratore.ffm.to/eutropica
A versão live session do novo single "Vênus em Gêmeos" está disponível no YouTube.
Serviço show EUTRÓPICA REMIX:
Festival Aldeia Vale Dançar
SESC Petrolina (PE) - Lateral do Teatro Dona Amélia
23h
R$ 20,00 (público geral) e R$10,00 (comerciário) ou 2kg de alimento
Siga Andrezza Santos: Instagram | YouTube | Spotify | Facebook
Da Redação RedeGN
0 comentários