Um terreno localizado entre os bairros Penha e Country Club, em Juazeiro, está sendo utilizado como espaço para depósito de lixo. Para agravar ainda mais a situação, o espaço, que até é utilizado por comunitários como campo de futebol, vem sendo alvo constante de incêndios, provocados pelas próprias pessoas que depositam, irregularmente, lixo no local.
A denúncia foi feita à RedeGN pelo morador Ricardo Ferreira, do bairro Expedito Nascimento.
"Há muito tempo estamos sofrendo com essa situação. O campo é utilizado para o pessoal 'bater o baba' no final de semana, mas que é mais utilizado na verdade como depósito de lixo. São sempre as mesmas pessoas que colocam o lixo, resto de poda, e quando está com um certo volume, queimam para poder baixar o volume e ter mais espaço para depositar mais lixo. A gente até reclama, e às vezes corremos o risco de apanhar, porque são pessoas que não têm educação", relata o morador.
Ricardo relata que as queimadas acontecem em qualquer horáiro do dia. O morador pede providências. "A gente já está cansado. É muita fumaça, quase todos os dias. Fica aqui a nossa indignação para que a prefeitura tome alguma providência e faça alguma coisa. O lixo em si já incomoda, quando colocam fogo, incomoda mais ainda por causa da fumaça, sem contar ainda que o lixo é foco de doenças, ainda mais nesse contexto de surto de dengue e chikungunya", finaliza o morador.
Semaurb responde
A RedeGN procurou a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) de Juazeiro, que em resposta, disse que "que irá verificar a situação e buscará identificar o dono do terreno para notificá-lo". A pasta reforçou ainda que "de acordo com o Código de Polícia Administrativa do município, é obrigação dos proprietários manter os terrenos limpos, murados ou cercados, sob pena de multa para quem descumprir essa norma".
"A Semaurb esclarece à população que está fazendo um trabalho contínuo de mapeamento de terrenos baldios no município, com o intuito de identificar e localizar os proprietários. A população pode ser parceira, ajudando a gestão municipal a identificar os donos de terrenos baldios, entrando em contato pelo telefone do setor de Fiscalização Ambiental (74) 3612-3582 (ligação e Whatsapp) ou indo diretamente no setor de atendimento da Semaurb, à Rua Oscar Ribeiro, s/nº, centro, de segunda à sexta, das 8h às 14h. Sempre que possível, o denunciante deve passar as seguintes informações sobre o terreno baldio: rua onde está localizado o imóvel, bairro, ponto de referência, número de algum imóvel vizinho ao terreno baldio e nome do proprietário do terreno (se souber). Quanto mais precisas forem essas informações, mais fácil será para a equipe de Fiscalização Ambiental localizar o proprietário e resolver o problema", finaliza a pasta.
Da Redação RedeGN
0 comentários