A doleira Nelma Kodama foi presa na manhã desta terça-feira (19), em Portugal , durante uma operação da Polícia Federal contra o tráfico internacional. Ela é suspeita de atuar como doleira para o narcotráfico e chegou a ser condenada na Operação Lava Jato. [veja abaixo quem é Nelma Kodama]
Outras cinco pessoas foram presas no Brasil, entre elas o ex-secretário estadual de ciência e tecnologia de MT, Nilton Borgato, que se licenciou do cargo para disputar uma vaga de deputado federal.
A operação, batizada de Descobrimento, cumpre nove mandados de prisão na Bahia – onde a operação foi iniciada –, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco e dois mandados de prisão em Portugal.
No Brasil, também foram decretadas medidas de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias dos investigados. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa.
Nelma Kodama é ex-mulher do doleiro Alberto Youssef. Em outubro de 2014 ela foi condenada, em primeira instância, a 18 anos de prisão por corrupção, evasão de divisas e organização criminosa.
Ela ficou conhecida após cantar a música "Amada Amante", em 2015, durante um depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Nelma tinha sido presa em 2014 e solta em 2016, após assinar acordo de delação premiada.
A condenação dela na Lava Jato foi de 18 anos de prisão.
0 comentários