Estudantes do Complexo Integrado de Educação, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, fecharam a Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade, na noite de quinta-feira (23). O protesto aconteceu depois que um aluno da unidade foi esfaqueado por um colega, na manhã do mesmo dia, e os jovens pediram reforço na segurança.
Os alunos bloquearam a via por cerca de 30 minutos e o trânsito ficou lento. Com cartazes e gritos de ordem, eles solicitaram que a Polícia Militar reforce rondas na região. Além disso, durante o ato, o grupo também pediu uma revista na entrada à escola.
“Muitos alunos chegam no colégio e não tem uma revista. A gente não sabe o que os alunos estão trazendo ali, para que mais problemas como esse não aconteçam. Talvez um detector de metais, uma inspeção aleatória, a criação de palestras, uma vigilância maior nessa questão, com certeza vai nos ajudar, porque nós não podemos deixar que isso aconteça de novo”, pediu um dos matriculados na instituição de ensino.
O representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Guilherme Antônio, também reforçou a solicitação dos alunos. A direção da unidade informou que vai conversar com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, para analisar a viabilidade dessa revista ser feita.
O Complexo Integrado de Educação disse, também, que prestou socorro de imediato ao estudante, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que presta suporte às famílias dos envolvidos.
As aulas, que foram suspensas na quarta-feira, serão retomadas nesta quinta, com ações de acolhimento psicológico e de fomento à cultura de paz , que serão fortalecidas no ambiente escolar.
O estudante esfaqueado foi atingido na perna, passou por cirurgia e tem estado de saúde estável, não corre risco de morte. As motivação do crime não foram divulgadas.
Já o adolescente autor da facada segue apreendido na manhã desta quinta-feira (24). Ainda na quarta, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que vai pedir a internação provisória do estudante que agrediu o colega. Nesta quinta, o órgão informou que o resultado do pedido de internação provisória deve sair nesta quinta.
G1 Bahia
0 comentários