A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR)), empresários, turismólogos, artesãos e entidades começaram, nesta quarta-feira (23), a discutir para elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT) de Petrolina.
O documento irá definir as ações para o turismo local através de metas a curto, médio e longo prazos. A ação tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da atividade turística petrolinense, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo.
Para iniciar o desenvolvimento do plano, foi necessário contratar uma empresa para prestar o serviço de consultoria. Durante toda a manhã, a equipe responsável pela criação do documento apresentou as propostas previstas para organização do inventário turístico; pesquisas junto aos visitantes; diagnóstico da situação atual do turismo; debates, entrevistas, oficinas e reuniões; elaboração de prognóstico abrangendo a construção de diretrizes, programas, projetos e ações estratégicas do PMT e por fim; e o desenvolvimento da minuta do projeto de lei do PMT.
"A responsabilidade dessas questões não é exclusiva da gestão municipal. É muito importante para o engajamento do trade turístico da nossa região participar dos encontros, de modo a construir coletivamente, prioridades e visão de futuro para o desenvolvimento turístico do município", pontuou o secretário da SEDETUR, Jorge Assunção.
O secretário destacou ainda que o PMT vem complementar de forma estratégica, os investimentos em infraestrutura que já estão sendo realizados pela prefeitura. A exemplo, temos a requalificação da Porta do Rio, reforma e ampliação da Casa de Cambraia, reforma do Centro de Convenções, entre outros. A previsão de duração dos trabalhos para desenvolvimento do plano é de seis meses.
Ascom PMP
1 comentário
24 de Mar / 2022 às 10h04
Vejam como são as coisas. Entre abril e dezembro de 2001 (21 anos atrás), eu, Carlos Alberto dos Santos, José Pereira Filho, Nivaldo Mendes Martins Junior e Márcio Ângelo Ribeiro elaboramos um projeto/plano turístico para Juazeiro, que não foi implantado, porque uma alma influente no governo ficou com ciúmes desse magnífico trabalho. É por essas e outras que Juazeiro continua olhando para o umbigo. Porque tem vergonha de Petrolina.