Os membros da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Cultura (CMC) realizarão II Encontro de Escuta Cultural com os Artistas. O evento é preparatória para o 4° Fórum Municipal de Cultura.
A Escuta acontecerá nesta quarta-feira (23), às 19 horas, no Centro de Cultura João Gilberto. O Fórum Municipal de Cultura acontecerá na noite da próxima sexta feira e durante o dia do sábado, no Centro de Cultura João Gilberto.
A primeira escuta aconteceu no sábado passado. Membro efetivo da Cadeira doe Patrimônio e Memória, do Conselho Municipal de Cultura, Jucinei Martins, em entrevista na Rádio Jornal, disse que "Você que é artista, você que é fazedor de cultura estão tod@s convidados a participarem da segunda reunião de escuta para direcionamentos a serem tomados para o 4° Fórum Municipal de Cultura".
"Vá trocar experiência com a gente e discutir sobre a aprovação das leis do Plano e do Fundo Municipal de Cultura de Juazeiro, pois sabemos que sem isso nosso município não poderá acessar a Lei Paulo Gustavo, já aprovada, que vai direcionar 1,8 milhões para os artista; como também não poderemos acessar a Lei Aldir Blanc 2, que trará recursos anualmente para todos os municípios que tiverem seu SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA FUNCIONANDO", apontou Jucinei.
Para a REDEGN, Jucinei Martins, comentou a sua avaliação sobre o momento cultural: "Sabemos que em todos os setores, com as crises econômicas e de saúde coletiva, as dificuldades são grandes. Mas a classe artistica-cultural, os fazedores de cultura e todos da cadeia da economia criativa sofrem mais ainda.
Mas o momento é de retomada. Porém, vejo que não existe protocolo nenhum para essa retomada. Nem em termos sanitários, nem em termos organizacionais para apoio direto ou indireto aos profissionais, com ações para a recuperação mais rápida do seu ganho ou mesmo com orientações em empreendedorismo, ou capacitações outras para o fortalecimento da economia criativa.
Acredito que com as Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, poderemos ter, além de circulação de recursos financeiros no setor cultural, ações como essa que citei".
3 comentários
22 de Mar / 2022 às 10h53
Vou nesse evento só pra ver se vejo o Júnior Racista nesse evento, e conclamo todos os piauienses para estarmos lá.vamos recebe,-lo de braços abertos
22 de Mar / 2022 às 14h32
Sr. José Carlos, Essa reunião é promovida pelos membros da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Cultura, para ouvir os artistas. Não tem nada a ver com a gestão. E o senhor Júnior Mota não participa mais do Conselho de Cultura.
23 de Mar / 2022 às 16h08
Cada vez mais se exige um levante profissional dosctrabalhadores da Cultura ainda muito acostumados com o processo balconista de captação de apoio para seus trabalhos. Esses chamamentos para serem consistentes precisam da participação dos trabalhadores da Cultura para não mais barganhzrem no mofus operandi amador, mas dentro de uma consciência legislativa. As Leis Municipais precisam ser alvo de Estudos e entendimentos constantes da categoria.Ja deu colegas, ou vocês assumem seus papéis de trabalhadores participativos e soropositivos ou nada continua a não acontecer.