A prefeita Suzana Ramos visitou, nesta segunda-feira (24), o abrigo provisório instalado pela Prefeitura de Juazeiro na Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI. Juntamente com o secretário de Desenvolvimento Social, Teobaldo Pedro, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ramiro Cordeiro, a gestora circulou pelo local e conversou com as pessoas que deixaram suas casas no bairro Angari assim que a água do rio São Francisco começou a subir, na semana passada.
Na ocasião, a prefeita reforçou o compromisso da gestão municipal e garantiu que as famílias continuarão sendo bem assistidas. "Tenho pedido diariamente o resumo dos acompanhamentos que as nossas equipes da força-tarefa estão realizando, seja no Angari ou nas ilhas da nossa cidade. Vim aqui no abrigo do Colégio Paulo VI para entender as necessidades dessas famílias, e assim continuarei fazendo enquanto o rio permanecer com a vazão elevada. Pedi atenção redobrada das nossas equipes e a população pode contar conosco", declarou Suzana Ramos.
A pescadora Judite Ferreira da Silva é uma das pessoas abrigadas no Colégio Paulo VI. Ela elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura. "Essa é a quinta vez que saio da minha casa e foi a primeira vez que recebemos ajuda da prefeitura por causa das cheias do rio", disse. Outro morador que elogiou a assistência da gestão municipal foi João Xavier. "Estou em tratamento de saúde e essa ação da prefeitura foi uma coisa muito decente. Tudo muito organizado", avaliou seu João.
A prefeitura entregou colchões, cobertores, travesseiros, álcool em gel, máscaras descartáveis, repelente, água mineral e alimentos. Uma sala da escola foi destinada, exclusivamente, para o atendimento de saúde. "Desde o anúncio do aumento da vazão de Sobradinho a prefeita Suzana Ramos montou uma força-tarefa para dar assistência às famílias ribeirinhas. Nossas equipes continuam fazendo o monitoramento na cidade e aqui no Colégio Paulo VI já entregamos colchões, travesseiros, cobertores, alimentos e estamos fornecendo refeições com a ajuda das merendeiras da Secretaria de Educação", destacou o secretário Teobaldo Pedro.
Transferência das famílias
A Prefeitura de Juazeiro fez a transferência de 16 famílias do bairro Angari, sendo que 8 estão abrigadas no Colégio Paulo VI e as outras 8 preferiram ir para casa de parentes. Nenhum morador das ilhas da região aceitou sair das residências até o momento, mas as equipes da força-tarefa realizaram o cadastramento das famílias e estão em contato direto com os demais ribeirinhos.
De acordo com comunicado da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a vazão da barragem de Sobradinho aumentou para 4.000 m³/s (metros cúbicos de água por segundo) nesta segunda-feira e deverá se manter pelos próximos dias.
Ascom PMJ
2 comentários
24 de Jan / 2022 às 20h50
Boa noite Geraldo, se chover dentro da cidade o novo encontro vai ficar inundado. Assim como sol levante, alto do Alencar entre outros. Se vc for observar a capacidade da bomba do saae que está trabalhando é insuficiente. E outra coisa só o tem começaram a bombear. Estou vendo muito é propaganda. Acorda suzana Oi toma pé ou o bicho vai pegar. E é tudo que eles seus falsos aliados querem. Manda logo instalar mais bombas urgente.
24 de Jan / 2022 às 22h51
Sim, e essas casas irregulares e a cada cheia o mesmo problema, as mesmas dificuldades ... porque não oferecer novas casas em outros locais e retirar todos os moradores daquela área irregular?