As unidades de saúde de Juazeiro e Petrolina estão sendo bastante procuradas por causa dos sintomas da gripe. Pacientes de vários pontos da cidade contam a reportagem da REDEGN que buscam atendimento com sintomas que são parecidos com os da Covid-19.
No posto de Saúde do bairro João Paulo II desde dezembro a procura é grande por atendimento. Várias pessoas com sintomas da gripe.
Pacientes afirmam que enfrentaram aglomerações nas unidades de saúde. Em Petrolina, a UPA "está muito cheia, a coisa está séria", diz um dos leitores da REDEGN, via rede social.
Confira Nota resposta // UPA 24h Petrolina:
A coordenação da Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) reconhece a grande demanda na unidade, motivada, principalmente pelo aumento dos atendimentos de casos de síndromes gripais, situação comum em todo o País.
Mesmo assim, o serviço tem atuado para garantir o atendimento a todos os usuários que dão entrada, com prioridade para os casos de maior gravidade, de acordo com o sistema de classificação de risco.
Importante ressaltar, no entanto, que a UPA de Petrolina é a única porta aberta para o atendimento de urgência e emergência adulto e que diante do surto de influenza orienta que deve ser procurada prioritariamente em casos de desconforto respiratório, dor ou pressão no peito, sinais de desidratação como tontura, dificuldade para urinar ou confusão mental e queda brusca do estado geral.
Casos mais simples podem ser referenciados para as unidades básicas de saúde.
Por fim, é importante reforçar a necessidade de manutenção dos cuidados básicos, como distanciamento social, uso da máscara e higienização das mãos para evitar a disseminação do vírus.
Redação redeGN Foto Ilustrativa
0 comentários