Corrente de solidariedade: baianos ajudam vítimas das enchentes

A Bahia está enfrentando a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989, segundo o governo estadual. A cidade de Itamaraju, no Sul do estado, foi o município onde mais choveu no Brasil – 769,8 milímetros (mm), de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o que representa mais de cinco vezes o volume esperado para dezembro (148mm).

O Campus lll da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é ponto de arrecadação da campanha UNEB SOLIDÁRIA em prol das vítimas das chuvas na Bahia.

Faça sua doação de água potável, alimentos não perecíveis, roupas de cama, toalhas de banho, colchões e materiais de limpeza.
Locais de arrecadação: Avenida Edgard Chastinet, bairro São Geraldo

Um vídeo que circula pelos aplicativos de mensagem e redes sociais tem comovido pessoas de todo o Brasil. Em ato de solidariedade, moradores das cidades de Coaraci e Itapitanga, ambas no Sul da Bahia, se uniram em uma “corrente” para transportar donativos, depois que um trecho da BA-561, que dá acesso aos municípios, se rompeu por conta das chuvas.

No vídeo, é possível ver inúmeras pessoas formando uma fila dando volta na cratera, que deixou as cidades ilhadas, e passando os itens doados de mão em mão. Os donativos foram enviados em um caminhão, mas que teve a viagem interrompida por conta do rompimento da rodovia.

Alimentos, roupas, água, produtos de higiene e limpeza chegaram aos que estão necessitando por conta desta ação conjunta. Campanhas de doações estão sendo realizadas por moradores e prefeituras dos municípios afetados. As iniciativas são vistas na internet, em perfis como o da Prefeitura de Coaraci ( @prefcoaracioficial), que divulgou o vídeo, publicou um pix para arrecadar fundos e auxiliar os moradores da cidade.

Para quem deseja ajudar, diversos perfis no Instagram estão recebendo doações. O influenciador baiano Hawk (@hawk.jpg) está arrecadando dinheiro para comprar mantimentos para as cidades de Ipiaú, Ubatã e Itabuna. Ajudas também podem ser enviadas por meio dos perfis: @prefeituraitambe, @prefeitura.itabuna, @prefeituradeibicui, @lucasrush, @jaddemarcelly, @desritmei e @sensorialfiit. (Com agência)
 

Redação redeGN