A última semana de 2021 começou com uma nova história para o cãozinho Pitoco. Castrado na ação do Castramóvel no bairro João de Deus, e em recuperação cirúrgica no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o animal recebeu a visita do senhor Severino e seus familiares nessa segunda-feira (27).
Em instantes, a decisão estava tomada e o cachorro foi adotado. Somada a essa, já foram realizadas 30 adoções de animais castrados pelo município.
Até esta semana, aproximadamente 500 animais foram castrados, no entanto, pouco mais de 30 animais tiveram a oportunidade de serem recepcionados em um lar. A adoção acontece no CCZ, onde os interessados podem conhecer os animais, e de lá já saem com o novo integrante da família.
O CCZ também é responsável por fazer a retirada de animais de médio e grande porte das ruas, com essa ação aproximadamente 600 bichos foram capturados na cidade este ano. Com relação a vacinação antirrábica, até o momento, cerca de 10 mil cães e gatos já receberam a dose do imunizante. Vale destacar que o processo de vacinação continua em campanha nacional, que segue atendendo as demandas na zona rural. Com relação a testagem para detecção da leishmaniose, foram realizados mais de 100 testes.
Para o Coordenador do CCZ, Kahel Neves, as ações tiveram como principal foco o controle das zoonoses. "Foi um ano de muitas ações na cidade, poderíamos ter avançado mais, no entanto, até o primeiro semestre tivemos muitas dificuldades com relação a pandemia. Conseguimos avançar neste segundo semestre, mas precisamos muito do apoio da população, em especial, com cuidados aos animais. A recomendação é não deixar solto, não abandonar, nos ajudar a retirar das ruas os animais que castramos e, mais que isso, ajudar um ser indefeso e que precisa de um lar e atenção", explicou.
Quem quiser conhecer os animais que podem ser adotados pode se dirigir até o CCZ, que fica na Avenida Jatobá, no bairro Pedra do Bode, Nº 01. O telefone para contato é (87)3867-4774
Ascom PMP
0 comentários