O governador Rui Costa embarcou, na manhã deste domingo (26), para Ihéus, no Sul da Bahia, onde faz um sobrevoo às áreas mais atingidas pelas chuvas desde sexta-feira.
Na agenda, estão previstas reuniões com representantes dos órgãos que integram a Força-Tarefa de socorro à população que sofre os efeitos da enxurrada provocada pelas enchentes de rios de várias localidades. Rui também monitora os impactos do tempo chuvoso em outras regiões que já estão sendo atendidas com ações humanitárias e da Defesa Civil Estadual.
O governador ainda vai anunciar novas medidas de atuação do Estado para ampliar os serviços de atenção, apoio e suporte às prefeituras na recuperação da infraestrutura e retaguarda de assistência aos moradores de áreas mais críticas. Rui viaja acompanhado da secretária de Saúde, Tereza Paim; do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti e do senador Jaques Wagner.
As escolas da rede estadual estão sendo abertas e servindo de apoio para ações voltadas à assistência aos desabrigados pelas chuvas, em várias cidades da Bahia. Famílias já estão sendo abrigadas no Colégio Estadual Pedro Américo, no Colégio Modelo e no Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (CEEP), em Ilhéus; no Colégio Modelo e no Polo da Universidade Aberta do Brasil-Bahia (UAB), em Itabuna.
Os diretores e funcionários também estão apostos para atender os desabrigados no Colégio Estadual Alcides David, em Itapitanga; no Colégio Estadual Maria Olímpia, em Aurelino Leal; no Colégio Estadual do Cajueiro, em Ibicaraí. Também estão abertos os colégios Modelo, Polivalente e Alfredo Dutra, em Itapetinga; o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), em Itororó; o Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves; o Polivalente, em Itambé; e o Colégio Estadual Duque de Caxias, em Iguaí.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que a SEC se une às frentes de trabalho do Estado no enfrentamento aos problemas causados pelas enchentes. "Estamos abrindo as portas das escolas e contactando com os prefeitos. Além de toda a nossa solidariedade, estamos dando todo apoio que pudermos no enfrentamento a esta situação que é muito grave", afirmou.
A diretora do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul (NTE 05), com sede em Itabuna, Leninha Vila Nova, falou como as escolas estão mobilizadas. “Além de abrir as escolas e contactar com as prefeituras, estamos conclamando para que doações, como cobertores, colhões, água e alimentos não perecíveis, possam ser direcionados para as escolas”, afirmou.
O diretor do NTE Médio Sudoeste da Bahia (NTE 08), com em Itapetinga, Alécio Chaves, também falou sobre o engajamento da comunidade escolar no território. “Fizemos arrecadação na semana passada e direcionamos para o NTE em Itabuna. Agora continuamos o trabalho, mas voltado para o nosso território que também está sendo devastado por esta tempestade. Todas as nossas 16 escolas do território, dos 13 municípios, estão à disposição das prefeituras para servirem de abrigo”.
Secom Bahia
0 comentários