O retrato da desigualdade. Bairros afastados dos centros das cidades de Juazeiro e Petrolina sofrem com problemas de infraestrutura. A percepção sobre como as dificuldades da população que mora longe do centro de Juazeiro Bahia tem impacto na esperança de um 2022 melhor.
A Reportagem especial da REDEGN mostra através de fotos a falta de uma ação clara do poder público para reduzir os impactos sobre a saúde, mobilidade, segurança e lazer da comunidade. O primeiro bairro visitado é o João Paulo II. A reportagem da REDEGN percorreu os principais pontos do bairro e colheu um apanhado de relatos do que a população entende como necessário para melhorar a qualidade de vida.
Em quase todas as entrevistas feitas, dezenas de temas se repetiram como os que mais incomodam quem mora no local: saúde, transporte público, falta de infraestrutura, segurança e trânsito. "É quase tudo que falta. Precisamos fazer cumprir a Constituição Federal que tudo garante não só no bairro João Paulo II, mas em todo bairro periférico. Atualmente é difícil marcar uma consulta médica no Posto de Saúde", diz o aposentado João Francisco da Silva.
Embora garantir a segurança pública seja um dever do estado, a dona de casa Monica Telles entende que medidas municipais como aumentar o efetivo de guardas municipais e polícia militar durante a noite poderiam ajudar a combater a violência.
"Falta patrulhamento para passar sensação maior de segurança, principalmente depois que escurece. Nunca vejo guardas municipais circulando de noite e também quase não passam policiais, justamente quando as ruas ficam mais desertas e perigosas", queixa-se Monica.
Outro problema relatado é o transporte público. "Essa linha de ônibus tão velhos que quebram de vez em quando no caminho, fazendo com que nos atrasamos nos nossos compromissos. Para completar, estão demorando cerca de 50 minutos de um ônibus para outro, se brincar, 1 hora! Um bairro tão grande como esse, está sem representante. O maior bairro de Juazeiro está abandonado".
A falta de acesso a saneamento básico, existência de iluminação pública são apontados como descaso com a população do bairro.
No espaço do Leitor, REDEGN, na sexta-feira 01, Gildenor Jerônimo, morador do bairro Parque Residencial, diz que que integra as comunidades dos bairros Antonio Guilhermino, Brisa da Serra e João Paulo II, e que uso cotidianamente as vias de acesso aos citados bairros, mas também que ligam trechos viários do Distrito Industrial do São Francisco, onde situa o maior complexo de industrias do Vale.
"Mesmo considerando o panorama habitacional e industrial que envolve uma parcela significativa de habitantes, mas também de empresários que investem na economia de Juazeiro, como também do Estado, não deveria deixar citar o abandono das estradas de acesso e escoamento da produção, que historicamente faz parte da política gestacional do Distrito Industrial de Juazeiro, Estado da Bahia".
"Juazeiro precisa pensar grande, pensar do tamanho dos impostos que pegamos, e que décadas e décadas vão passando e continuamos politicamente cometendo os mesmos vícios do passado. As vezes chego a pensar que habita em grande parcela dos políticos juazeirenses, uma pasta cinzenta que não lhes permitem enxergar a 800 metros que o progresso ali acontece. Pagar impostos e não ver para onde está indo o meu dinheiro, é a mesma sensação de ser assaltado na esquina", queixa-se Gildenor Jerônimo.
A reportagem não conseguiu contato com a atual diretoria da Associação dos Moradores do Bairro João Paulo II.
BAIRRO: O bairro João Paulo II está localizado entre o Distrito Industrial e a BR 407, na área Sul da Sede Urbana, apresenta uma população numericamente grande, quase 20 mil habitantes, de acordo com o Censo IBGE. O bairro João Paulo II surgiu em 1979, através da doação de terrenos para os desabrigados pela grande enchente do Rio São Francisco. A princípio muitas famílias desistiram de residir lá em decorrência da falta de energia, água e presença de outras condições estruturais precárias. Alguns anos após a fundação, começaram a chegar habitantes de outras cidades.
Didaticamente Bairros são áreas compartimentadas, que compõem uma cidade ou município, cujas características estão associadas ao processo de formação do local e às pessoas que nele vivem e que formam uma comunidade. Essa divisão geográfica deu-se mediante a necessidade de facilitar não só a localização mas também os estudos e pesquisas em determinadas áreas, pois muitas destas se expandem com rapidez.
De acordo com textos acadêmicos, o "histórico do bairro João Paulo II é marcado por movimentos de luta por melhorias na qualidade de vida da população. Esse sentimento acabou articulando de forma mais intensa alguns representantes sociais como é o caso das igrejas: Católica e protestante, associação de moradores, grupos da horta comunitária e outros atores que desempenhavam ações fundamentais de reivindicações local.
É no bairro João Paulo II que está localizado o Centro de Terapias Naturais Giani Bande. Um dos exemplos positivos de saúde através da natureza.
"Pela sua grande população, para os parâmetros urbanos de Juazeiro, o bairro é alvo de campanhas de candidatos ao legislativo municipal em anos de eleições. Para o ano será grande a visita dos vereadores batendo em nossa porta aqui no bairro, diz José Antonio Silva, aposentado".
NOTA PREFEITURA JUAZEIRO: A Prefeitura de Juazeiro informa que a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) já realizou ações de infraestrutura no João Paulo II, através de recapeamento asfáltico da Avenida Cheffic Khoury, via que dá acesso ao bairro. Além de serviços pontuais de tapa-buracos no Distrito Industrial.
A equipe de monitoramento da prefeitura também já esteve no bairro mapeando as demandas que serão resolvidas mediante a programação dos serviços de manutenção de vias que atualmente está sendo implantada no município. Além disso, o cadastro topográfico do João Paulo II já foi finalizado e ao tempo que projetos de infraestrutura focados em pavimentação, drenagem e outras obras estão sendo elaborados.
NOTA PREFEITURA: A CSTT informa que os setores de transporte e trânsito têm desenvolvido ações rotineiras no bairro João Paulo II e adjacências, no que se refere a fiscalização do serviço de transporte coletivo e de trânsito no município. Quanto à necessidade de mais linhas, a Companhia tem trabalhado para identificar deficiências em todas as linhas de ônibus, buscando melhorias para a população.
Vale lembrar que a empresa responsável pelo transporte coletivo em Juazeiro, tem sido notificada por diversas vezes para que regularize o serviço oferecido, tendo em vista as denúncias recebidas pelo órgão e através de seus fiscais, quanto à locação, atrasos, entre outros.
A CSTT está à disposição da população para receber suas demandas e denúncias. O usuário pode ligar para o telefone 74 3611-8836 ou ir pessoalmente à rua Oscar Ribeiro, S/N, no Centro, das 8h às 14h.
NOTA SECRETARIA SAÚDE: A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a Unidade Básica de Saúde do Bairro João Paulo II está com 2 médicos realizando atendimento e dando suporte a terceira equipe. O terceiro médico, aprovado no processo seletivo, já foi convocado para assumir a função.
Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital
4 comentários
22 de Dec / 2021 às 10h56
Que Saudade de Davi Lima aquele do comitê 9840 que tanto atuava no combate a corrupção aquele que batia cartão nós blogs da região nas salas de rádio no MP, na Justiça federal na câmara de vereadores em fim que Saudade de waltermario Pimentel o Bocão Radialista combatente assíduo da corrupção em fim todos estão calados amordaçados e bem pagos estão bem empregados na gestão da prefeita Suzana Ramos e do seu padrinho Político Joseph Bandeira o pai e a mãe do nepotismo da ingerência administrativa de Juazeiro
23 de Dec / 2021 às 20h45
O Santo Antônio vivencia um grande alagamento nas Ruas Toufic Nicola Khoury e Sebastião de Paula, a cada pequena precipitação pluviométrica o alagamento surge e perdura por 36, 48 h para ser escoada pelo solo. Até quando?
23 de Dec / 2021 às 20h46
Nois aqui da rua tofique tem enfrentado dificuldades com os alagamentos
23 de Dec / 2021 às 20h49
Aqui nas regiões centrais não é diferente quando chove, Rua Oscar Ribeiro, Rua Toufic Khoury, Campo 13 de Maio...iram lagoas, rios,