Neste final de semana, a Secretaria de Saúde levou até os residenciais Vivendas e Monsenhor Bernardino o carro da vacina. No entanto, os imunos disponibilizados para a população fazem parte do calendário vacinal básico, ou seja, mais de 20 tipos de vacinas foram oferecidos para atender crianças, jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, estavam com o calendário vacinal desatualizado. Ao todo, 161 pessoas receberam doses e atualizaram sua caderneta.
O SUS disponibiliza, atualmente, vacinas para mais de 20 tipos de doença. Boa parte é direcionada ao público infantil como, por exemplo, imunizantes contra tuberculose, hepatite B, coqueluche, pneumonia, sarampo, rubéola e poliomielite. Para os adolescentes a vacina mais comum é a contra o HPV, e as doses de reforço para vacinas aplicadas durante a infância, como a tríplice viral e hepatite B, por exemplo.
O adulto também deve manter atenção ao cartão de vacina. A imunização contra difteria, tétano, febre amarela, sarampo e rubéola devem estar em dia. Já os idosos precisam acompanhar o calendário anual de vacinação contra a gripe (Influenza).
Para Carmen Lúcia Gomes, o sábado de vacinação foi mais uma oportunidade para atualizar sua caderneta e a da filha. “Foi uma ótima oportunidade, pois durante a semana eu trabalho no mesmo horário que o posto de saúde funciona, então fui cedo e deu para vacinar minha filha com algumas doses que precisavam atualizar. Aproveitei também para tomar as que estavam faltando. É uma boa essa ação aos finais de semana, porque facilita para nós”, explicou.
Em Petrolina, todos os imunizantes que fazem parte do calendário básico vacinal estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. O atendimento ao público é feito na zona urbana, manhã e tarde, e na zona rural, somente no período matinal.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários