Em nota distribuída a imprensa regional, o Coletivo de Saúde do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro-BA repudiou a politica de gestão da saúde adotada pela prefeita de Juazeiro-BA Suzana Ramos a quem acusam de "demitir em massa trabalhadores e trabalhadoras que atendem nas Unidades Básicas de Saúde".
Na nota, o Coletivo acusa a gestão de proporcionar "um desmonte na saúde especialmente na atenção básica, com as UBS sem equipe para atender as demandas".
Confira a nota na íntegra:
"NOTA DE REPÚDIO
O Coletivo de Saúde do Partido dos Trabalhadores-PT de Juazeiro-BA, vem a público repudiar veementemente a politica de gestão da saúde adotada pela prefeita municipal de Juazeiro-BA Suzana Ramos, onde irresponsavelmente fez uma demissão em massa de trabalhadores e trabalhadoras de saúde que atendem nas Unidades Básicas de Saúde.
Não basta o desmonte do SUS provocado pelo Governo Federal, a prefeita de Juazeiro em uma atitude arbitrária e autoritária demite vários profissionais contratados, muitos com serviços prestados a mais de 18 anos. Hoje a maioria das UBS está vazia com suas equipes desmontadas e sem capacidade de atendimento ao público.
Servidores que se doam, em meio uma saúde com muitos problemas, visto a falta de medicamentos básicos como dipirona e antialérgicos, a falta de insumos até para curativos entre outras dificuldades. Ou seja, falta tudo para que esses profissionais de saúde possam fazer um trabalho humanizado e cumprir com seu juramento de salvar vidas. Além de todas as angustias que esses profissionais passam no dia a dia no labore, ainda recebem a triste noticia das demissões, uma atitude retrógrada e maléfica da atual administração, que jurava no palanque mudar a cara da saúde da nossa cidade e que valorizaria os servidores públicos municipais, em especial os/as trabalhadores/as da saúde.
Com a desculpa de ser cobrada pelo ministério público, quanto aos profissionais contratados, vários servidores foram desligados brutalmente, sem que esses profissionais fossem ouvidos e que se buscassem alternativas, evitando essa atitude arbitrária. Como parte desses profissionais já tinham mais de 15 anos de serviço prestado, poderiam por exemplo ser efetivados pelo prefeita, como foi feito em outras gestões, porque só depende da boa vontade política do governo, sem falar que a mesma poderia decretar estado de calamidade pública e contrata por emergência. O que seria uma atitude responsável, tanto com o/a trabalhador/a como com os usuários do SUS. Alertamos que no serviço público a descontinuidade dos serviços é danoso a todos os processos de gestão e atendimento a população.
O que fica mesmo, é um verdadeiro desmonte da saúde no município, especialmente na atenção básica, com as UBS sem equipe para atender as demandas. Por isso senhora prefeita, a sociedade pergunta, como será a vacinação da população que procura a vacina da Covid-19 em meio a pandemia? Como os idosos serão atendidos já que não tem médicos? Diante desse quadro a sociedade não pode aceitar um retrocesso tão grande na saúde da nossa cidade.
Por isso, cobramos publicamente a prefeita Suzana Ramos a reparação dessa maldade que desassiste a população da sede e do interior, maltrata e humilha os/as trabalhadores/as da saúde de Juazeiro. Por isso repudiamos essa ação desastrosa da prefeita e nos solidarizamos com todos/as os/as profissionais demitidos.
Juazeiro-BA, 15 de dezembro de 2021.
Coletivo de Saúde do Partido dos Trabalhadores-PT de Juazeiro-BA"
A redeGN está tentando contato com a Secretaria de Saúde de Juazeiro para saber o posicionamento diante das denuncias formuladas pelo Coletivo de saúde do PT de Juazeiro.
Da redação redeGN
15 comentários
15 de Dec / 2021 às 15h35
Essa foi a atitude mais irresponsavel tomada por um gestor público. No meio de uma pandemia, que não está controlada, a senhora prefeita demite, sem nenhum aviso prévio para a população, os profissionais de saúde das UBS. Isso mostra como a prefeita está preocupada com a saúde da população. Não existe nenhuma justificativa para tal ato. Foi irresponsável, insensato e desumano.
15 de Dec / 2021 às 16h40
Eitaaaaaa PT pra gostar de coletivos. Rssss. Assim como o início do contrato foi juntos , o fim do contrato venceu juntos. Não tem nada de errado nas demissões. Inclusive tem orientação do MP para que o município não mantenha Servidores com contratos encerrados. Olha que nem precisa resposta da Assessoria para o mesmo. Pois isso foi publicado no próprio Blog .
15 de Dec / 2021 às 19h08
Já era em tempo essas demissões....se tivesse sido feito na hora que tomou posse...não teria que dar explicações
15 de Dec / 2021 às 19h12
Paulo Bonfim e Isaac encheram a prefeitura de contratados e os órgãos caladinhos ficaram e agora que a prefeita toma a iniciativa atrasada de desligar o povo de Paulo Bonfim e Isaac...vem um monte de babão ficar enchendo o saco....bola pra frente prefeita e tá mais do que na hora de botar os seus...que ajudaram na campanha e colocaram a Sra na prefeitura
15 de Dec / 2021 às 19h13
Suzana acordou depois de 1 ano...ou seja pagando salário a servidores que pouco servem a população
15 de Dec / 2021 às 20h16
kkkkkk, esse PT é uma piada, mas engraçado ainda é essa senhora comentando em meio a uma pandemia que não acabou Foi irresponsável, insensato e desumano. Mas a bebedeira nos bares ,calçadas, e festas e muitas festas, ninguém lembra de pandemia e ainda querem carnaval.
15 de Dec / 2021 às 21h24
O PT está chorando. Contrato vencido vai fora. Isaac Carvalho chegou a demitir mais de 1.000 contratados numa canetada só e o PT não falou nada.
16 de Dec / 2021 às 08h20
Pelo visto, com esses comentários aq, maioria apoiando o sucateamento do SUS e a favrs dessas demissões, que deixaram o serviço sem capacidade de atendimento às demandas, por favor qdo chegarem à alguma UBS, fiquem caladinhos , e não reclamem de nada. Sejam coerentes.
16 de Dec / 2021 às 08h23
O PT é uma piada pronta, e quando a gestão anterior demitiu mais de 400 concursados sem avisar! O pau que bate em Chico bate em Francisco. kkkkkkkkkkk
16 de Dec / 2021 às 08h24
O PT é uma piada pronta, e quando a gestão anterior demitiu mais de 400 concursados sem avisar! O pau que bate em Chico bate em Francisco. kkkkkkkkkkk
16 de Dec / 2021 às 08h45
O PT é uma piada pronta e tem amnésia, esqueceram que na gestão passada demitiram mais de 500 servidores concursados. O pau que bate em Chico bate em Francisco... kkkkkkkkkkk
16 de Dec / 2021 às 08h53
Todos os comentários vindo de um petista é muito tendencioso, pois defendem o indefensável
17 de Dec / 2021 às 08h49
A ficha ainda nao caiu. Suzana Ramos integra e honesta juazeiro novo rumo.
17 de Dec / 2021 às 10h57
Olha um comentário que se diz agente de saúde kkkkk, tá aí um encosto nas contas públicas kkkkk, não fazem nada ganham com a cara, Se abrir um espaço nesse blog para reclamar de agente de saúde inoperante ,a página saí do ar .kkkk e no interior é que o povo sofre com esses inoperantes.
18 de Dec / 2021 às 00h42
O GADO CONTINUA IRREDUTÍVEL, NEGACIONISTA E CABEÇA DE CAMARÃO. OS COMENTÁRIOS EMITE ESSA CLAREZA