Unindo literatura, música, dança, cinema e teatro, a Festa Literária de Serra Talhada (Flist) será realizada desta terça (23) à próxima sexta-feira (26), na Estação do Forró do município localizado no Sertão de Pernambuco, a cerca de 415 km do Recife. A quarta edição do evento busca contemplar as expressões artítiscas em torno de elementos culturais do Sertão pernambucano.
A literatura estará na base da produção, com nomes como o do escritor serratalhadense Marcos Godoy, e vai transpassar toda a programação da Flist, que já tem reúne artistas como o repentista Ivanildo Vila Nova.
De acordo com Cleonice Maria, uma das coordenadoras do evento, a Flist será realizada de forma presencial e virtual, por meio dos sites da Fundação Cabras de Lampião e da Prefeitura de Serra Talhada.
"O evento vai ser realizado nos horários da manhã, tarde e noite, e haverá higienização completa do ambiente nos intervalos entre uma sessão e outra”. Cleonice ressalta ainda que, com a pandemia da Covid-19, a Flist seguirá as recomendações dos órgãos sanitários competentes.
O encontro contará com diversas palestras, mesas de diálogos, conferências, contações de histórias, lançamentos de livros, além de apresentações com artistas de reconhecimento local e nacional. Jorge Filó, Vera Ferreira, Anildomá Willans de Souza, Ferreira Júnior e Adriano Marcena, Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajeú são alguns dos grandes nomes com participações já confirmadas no evento.
A Flist ainda abre espaço para os shows de Assisão, As Severinas, Jéssica Caitano e Coco Trupé de Arcoverde.
Grupos de dança e teatro também estarão na programação, como Filhos do Sol, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. Além disso, performances serão apresentadas durante todos os dias da festa.
E, durante a festa, o Cine Clube Lampião exibirá filmes produzidos na região, com artistas e técnicos do Sertão.
Além de ser um ambiente para vivenciar a arte, a Flist pretende ser um espaço de construção de políticas do livro, da leitura, da literatura e de bibliotecas, com momentos de escuta da sociedade e das entidades envolvidas com a área. A ideia dessa miscelânea artística é valorizar a cultura local, onde há tantos poetas que lidam com a literatura por meio da oralidade.
A Secretaria Municipal de Educação irá disponibilizar um bônus para os professores adquirirem livros, como forma de incentivar os escritores e também de contribuir com a leitura e os estudos dos docentes.
Durante o evento, a organização vai espalhar obras literárias pela cidade, com o mesmo objetivo, ou seja, de incentivar a leitura. Ao final, os livros deverão ser entregues na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino.
A Flist é uma produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, com a Secretaria Municipal de Educação e com a Fundação Cultural de Serra Talhada. O evento tem incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo de Pernambuco.
A programação completa da Flist já está disponível nos sites: www.cabrasdelampiao.com.br e www.serratalhada.pe.gov.br .
Redação redeGN
0 comentários