No "Dia Nacional do Combate ao Racismo", celebrado em 18 de novembro, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou um momento de sensibilização com os colaboradores que atuam no prédio da Secretaria.
Durante a entrada para início das atividades, os servidores foram abordados por equipes do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi) da Seduc, e puderam ter um momento de reflexão sobre o "que é o racismo?", além de conhecer personalidades que lutam contra a problemática social.
Em murais fixados no corredor, os colaboradores expuseram opiniões acerca do racismo estrutural e conheceram expressões comuns, mas que possuem cargas racistas, como "inveja branca", "não sou tuas negas" e "da cor do pecado". Além disso, também estavam expostas fotos e biografias de personalidades negras que se destacam na sociedade e que lutam contra o racismo.
Para a coordenadora do Napsi, Creuza Lima, a ideia de promover a sensibilização teve o intuito de contribuir para a conscientização sobre o problema dentro do ambiente de trabalho, e permitir a disseminação dessa informação para além do aspecto institucional.
"A gente entende que quebrando esse tipo de comportamento dentro do nosso espaço de trabalho, além de melhorar o relacionamento entre as pessoas, eles terão a oportunidade de levar essa informação também para seu ambiente familiar e fortalecer essa luta contra o racismo", explicou Creuza.
A sensibilização integra as ações do projeto "Educação sem racismo", promovido pela Seduc, e que também realizará uma live sobre a temática no próximo dia 22 de novembro, através do canal Seduc Juazeiro-BA, no Youtube, às 9h.
0 comentários