O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)., nos últimos dias, instalou duas novas estações sismográficas no estado de Pernambuco. A primeira delas foi instalada no município de Rio Formoso, localizada na Zona da Mata Sul, e a segunda, no município de Petrolina.
Segundo a instituição, a necessidade da ampliação da rede sismográfica no estado ocorreu devido aos recentes eventos sísmicos registrados na estado de Pernambuco, onde somente no mês de outubro, nove tremores foram contabilizados pelo LabSis/UFRN.
A instalação dos equipamentos contou com financiamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estudos Tectônicos (INCT-ET/CNPq), além da colaboração das Prefeituras Municipais e Defesas Civis de Petrolina e Rio Formoso.
O sismógrafo servirá para detectar possíveis tremores e movimento do solo na região, inclusive aqueles gerados por ondas sísmicas, o que é muito importante para uma atuação cada vez mais preventiva por parte da Defesa Civil, já que Petrolina tem bastante proximidade com a Usina Hidroelétrica de Sobradinho-BA.
Da Redação RedeGN
0 comentários