O poeta e compositor juazeirense Maurício Dias e a irmã mais nova de João Gilberto, Maria Olívia, receberam simbolicamente hoje (5), das mãos pesquisador musical Omar Torres, representando a Companhia das Letras, o exemplar do Livro "Amororso", uma biografia de João Gilberto que está sendo lançada nacionalmente, nesta sexta-feira (5).
O poeta Maurício Dias e Maria Olívia, participam do livro
O juazeirense Maurício Dias, um grande defensor da Bossa Nova e da memória de João, também de Juazeiro, adiantou à redeGN que o livro tem "muitas histórias interessantes vividas por João enquanto ainda morava em Juazeiro".
Sinopse da Companhia das Letras
“Já não restam superlativos para caracterizar a música de João Gilberto. Com sua voz e seu violão inigualáveis, o criador da bossa nova foi reverenciado no mundo inteiro — até nos deixar, aos 88 anos, em julho de 2019.
“Escrito pelo produtor e pesquisador musical Zuza Homem de Mello, Amoroso é a primeira biografia dedicada ao baiano de Juazeiro. Personagem tão apaixonante quanto idiossincrático, João Gilberto é aqui retratado pelo prisma de sua arte.
“De Salvador a Tóquio, passando por Nova York, Rio de Janeiro e Cidade do México, somos levados aos estúdios, teatros, bares, clubes e festivais por onde João circulou, e conhecemos os compositores, arranjadores, instrumentistas, produtores, jornalistas, técnicos de som e empresários que cruzaram seu caminho.
“Melômano de conhecimento enciclopédico, o autor reconstrói a trajetória musical de seu amigo e ídolo em prosa leve e alegre, sempre elegante e precisa – como ensinou João.”
Se você duvida das qualidades de Zuza Homem de Mello, leia o que escreveu o músico americano Wynton Marsalis: “Zuza foi justificadamente o mais respeitado jornalista e musicólogo brasileiro especializado em música brasileira e jazz. Ele era a própria excelência”.
O livro "Amoroso" está sendo lançado no Brasil e em vários países.
Da redação redeGN
0 comentários