O Hospital de Amor em Juazeiro, que atende moradoras de cerca de 10 municípios no norte da Bahia, está com mamógrafos quebrados há pouco mais de um mês. Por conta disso, a unidade suspendeu exames de mamografia bilateral no período em que é celebrado o Outubro Rosa, mês marcado por ações de conscientização e combate ao câncer de mama.
O hospital realiza cerca de 60 mamografias por dia e, além da Policlínica de Juazeiro, é a única unidade que realiza o exame na região através do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade ainda é responsável pelo exame preventivo do câncer do colo do útero.
O Hospital de Amor informou que as peças para conserto do mamógrafo já estão em trâmites de importação, vindas dos Estados Unidos, mas não foi detalhado um prazo para o reparo dos equipamentos. Segundo a unidade, o atraso na entrega foi provocado por causa da pandemia de Covid-19.
Para minimizar o problema, o Hospital de Barretos (SP), responsável pela manutenção do hospital, enviará duas unidades móveis com equipamentos para atender às mulheres, até que a situação esteja regularizada.
A carreta está prevista para chegar em Pilão Arcado, cidade que fica a cerca de 280 km de distância de Juazeiro, nesta quinta-feira (7). Já o segundo veículo tem previsão de chegar em duas semanas em Juazeiro, maior município da região.
G1 Bahia Foto Reprodução TV São Francisco
0 comentários