O novo comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), o general de Exército Richard Fernandez Nunez, assumiu o cargo, ontem sexta-feira (3), em cerimônia presidida pelo presidente Jair Bolsonaro durante a sua visita a Pernambuco.
O general Nunez recebeu a passagem de comando do general de Exército Marco Antônio Freire Gomes, até então comandante do CMNE. A solenidade ocorreu no Quartel-General do CMNE, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife.
Além do presidente Bolsonaro, a cerimônia contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara; do comandante do Exército, o general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; ministros de Estado; e outras autoridades.
A primeira atividade contou com a inauguração do retrato do general Freire Gomes, comandante sucedido, na Galeria dos Comandantes. Em seguida, foi realizada uma solenidade militar com a representação de tropas do Comando Militar do Nordeste.
A cerimônia foi realizada de forma restrita, devido aos cuidados preventivos contra a Covid-19 e transmitida, ao vivo, pelo canal do CMNE, no Youtube, para que um número maior de pessoas pudessem assistir.
O General Freire Gomes assumiu a função de Comandante Militar do Nordeste em 21 de agosto de 2018. Como Comandante, no Berço da Nacionalidade e do Exército Brasileiro, esteve à frente de operações que foram essenciais para a manutenção da ordem pública e bem-estar da população nordestina, exercendo importante papel no campo operacional e humanitário. Deixa o Comando do CMNE para assumir o Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro, em Brasília (DF).
O General Richard, novo Comandante, nasceu em 25 de outubro de 1963, na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou no Exército Brasileiro por meio da Escola Preparatória de Cadetes, em 1978, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984. Realizou diversos cursos e estágios militares no Brasil e no exterior e é bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Comandou o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, em Curitiba. Foi chefe do Centro de Estudos Estratégicos da ECEME e coordenador da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, no âmbito de preparação do Brasil para as ações de contraterrorismo, nos grandes eventos.
Como Oficial-General, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz), em Santa Catarina, tendo assumido o comando do 5º Contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e comandou a ECEME. No Comando Militar do Leste (CML), exerceu o cargo de Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, no contexto da Intervenção Federal. Esteve nos últimos 2 anos e 7 meses à frente do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro.
CMNE
0 comentários