Nesta segunda-feira (9), um encontro para avaliar e debater a oferta dos serviços para os usuários e usuárias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) reuniu trabalhadores do município de Sobradinho, situado a 550 km da capital baiana. Na oportunidade, estava presente o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, e o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo Macedo.
Durante o encontro, o secretário dialogou sobre a importância de consolidar o SUAS e fortalecer as políticas de proteção social para quem mais precisa. Também falou sobre os avanços no aumento e repasse dos cofinanciamentos do Governo do Estado e das capacitações e assistências técnicas ofertadas pela SJDHDS para qualificar o trabalho na ponta.
"Esse dia é importante para avaliarmos e discutirmos com quem atua na ponta como está o nosso trabalho. Nós, enquanto estado, temos feito muitos esforços para garantir a continuidade dos serviços do CRAS, a exemplo dos R$ 55 milhões de cofinanciamento aprovados para repassar aos municípios. Especialmente, com a triste realidade da pandemia, que ainda vivemos, onde 570 brasileiros foram sucumbidos pela Covid-19 e deixaram milhares de familiares abalados e desassistidos de alguma forma. Agora, mais do que nunca, a proteção social é fundamental para garantirmos direitos", avaliou o secretário.
Como uma das medidas de fortalecimento das políticas sociais ofertados pelo SUAS, a SJDHDS tem dado continuidade ao CapacitaSUAS, programa nacional de formação e qualificação, cujo objetivo é atualizar e aperfeiçoar as competências dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Bahia.
"Estamos, agora, com uma turma em andamento em parceria com a UFRB. Para a próxima edição, modalidade remota, já estamos com a perspectiva de ampliarmos a oferta do Capacita para 4 mil trabalhadores do SUAS. Isso vai garantir qualificação e eficácia no atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente as inseridas no CadÚnico, importante instrumento de redução das desigualdades sociais", declarou Carlos Martins.
"O trabalho conjunto entre município e Governo do Estado tem garantido importantes avanços no controle social, no serviço de fortalecimento de vínculos, na cobertura da proteção social, na execução das políticas públicas como um todo. Temos cerca de 3,5 mil famílias cadastradas no CadÚnico aqui em Sobradinho. Por isso, vamos continuar trabalhando em rede para garantir assistência aos mais precisados", ressaltou o secretário municipal Paulo Macedo.
Parceria entre o PAA e a Assistência Social
Ainda na ocasião, o secretário também falou sobre a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do acompanhamento, feito pelo CRAS, das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
"O acompanhamento eficaz das famílias beneficiadas com o PAA tem reduzido a fome e garantido comida saudável e nutritiva na mesa dos mais vulneráveis. É isso que o programa faz, ao tempo que consolida a agricultura familiar, gerando renda e movimentando a economia do município", esclareceu Martins.
Também estavam presentes no encontro a coordenadora do CRAS, Célia Perdiz; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ildonai Costa; o deputado federal, Joseildo Ramos; e demais trabalhadores e trabalhadoras do SUAS.
Secom BA
0 comentários