Quando todas as nações se reúnem para competir em diversos esportes, o mundo todo assiste. A cada quatro anos, milhares de atletas disputam por um lugar no podium e um dos maiores símbolos de nobreza dentro do esporte: uma medalha olímpica. Muitos desses competidores, treinam arduamente durante anos e tem apenas alguns segundos para demonstrar que são os melhores em sua categoria. Em um evento com tantos anos de história, alguns acontecimentos chamam atenção e ficaram marcados em nossas memórias. Outros, ainda permanecem fora do conhecimento da maioria. Confira alguns deles.
Mais antigo que Cristo
Os primeiros jogos ocorreram no século VIII A.C. na cidade de Olímpia, na Grécia Antiga. Já naquela época, os jogos eram realizados a cada 4 anos, e seguiram assim, 12 séculos depois. O Imperador Teodósio I, que governou no século IV D.C, foi o responsável por proibir a competição, que permaneceu assim durante 1500 anos. O motivo: o evento (segundo a crença do Imperador) era um festival pagão.
Os atletas competiam nus
Algo que seria chocante nos dias de hoje era completamente normal naquela época. Os atletas não usavam uniforme ou mesmo qualquer tipo de tecido que cobrisse seus corpos, competindo completamente nus! O motivo é bastante razoável se pensar na prática, já que a moda da época era extremamente inadequada para realizar esportes. Segundo registros, Orsippus, um corredor de Mégara, foi o primeiro a ser coroado nu em 720 D.C. Depois disso, todo mundo passou a competir pelado!
Tarzan já competiu
Johnny Weissmuller, ator romeno que deu vida ao clássico personagem das selvas competiu nos Jogos Olímpicos e ganhou 5 medalhas de ouro! Pouca gente sabe, mas além de ator, Johnny Weissmuller era um ótimo nadador e apesar de haver abandonado o esporte muito cedo, com apenas 25 anos, o atleta foi o maior medalhista da história da natação olímpica durante 40 anos - uma modalidade que vem crescendo em sites de aposta como o Betano.
Mulheres não eram permitidas
Apesar da proposta inclusiva que o evento gera, demorou bastante para que todas as pessoas realmente fossem incluídas. Parece absurdo, mas mulheres só passaram a competir em 1900 e antes disso, em seus primordios, a presença do sexo feminino era totalmente proibida, mesmo como espectadoras, já que não podiam entrar nas antigas arenas gregas. E se você acha que termina aí, pasme: somente nas Olimpíadas de 2012, todos os países possuíam atletas femininas em sua comissão esportiva.
Artistas também competiam
Entre os anos de 1912 a 1948, as Olimpíadas tiveram uma categoria artística onde disputavam pintores, escultores, arquitetos e também músicos. A inclusão desses atletas artísticos foi ideia do belga Pierre de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna,que ansiava criar um evento semelhante aos Jogos Olímpicos Antigos e, portanto, era necessário incluir artes. A modalidade não vingou e muitos apontam a subjetividade da arte como principal motivador. No entanto, o fim dos jogos artísticos está mais relacionado com a morte de Coubertin, em 1937 e a posse do americano Avery Brundage em 1951, que acreditava que as Olimpíadas deveriam ser disputadas por amadores e cada vez mais os atletas, segundo ele, eram profissionais. Vai entender!
0 comentários