A delegação da Rota da Fruticultura da Região de Desenvolvimento Integrado e Entorno do Distrito Federal (RIDE-DF), organizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), visitou Juazeiro, neste sábado (24), e foi recebida no Paço Municipal pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Carlos Neiva, e o chefe de Gabinete, Ciro Viana, que representaram a prefeita Suzana Ramos.
A comitiva formada por representantes do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, estava acompanhada da deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio da Agricultura Familiar, Bia Kicis, do diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Francisco Soares de Lima Junior, e do coordenador do grupo de trabalho da Rota da Fruticultura da RIDE/DF na Codevasf, Luiz Antônio Curado.
O objetivo da visita técnica à região foi conhecer a dimensão dos processos produtivos e o modelo de gestão implantados nos perímetros irrigados do Vale do São Francisco. Em Juazeiro, a comitiva conheceu produtores do distrito de Maniçoba e visitou uma fazenda produtora e exportadora de frutas, além de uma usina produtora de açúcar e etanol.
Na reunião no Paço Municipal, as autoridades trataram sobre a potencialidade produtiva da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. A deputada federal Bia Kicis, que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, falou que o intuito da visita é levar o conhecimento em fruticultura irrigada conquistado pelo Vale do São Francisco e expandir para outras partes do país.
“Eu já sabia que era uma coisa muito bacana, um experimento de sucesso, mas eu não esperava encontrar tanta riqueza, tanta fartura, tanta beleza, e também uma conjugação de esforços em que a gente vê o grande, o médio e o pequeno agricultor juntos trabalhando em prol da sociedade, esse é um modelo que deve ser copiado por todo Brasil. A Codevasf, os órgãos públicos que trabalharam por isso estão de parabéns e estou muito feliz de ver uma prefeita à frente da administração de Juazeiro, com uma gestão exitosa”, declarou a deputada Bia Kicis.
Reivindicações
Durante a reunião, a deputada Bia Kicis e a delegação da Rota da Fruticultura ouviram algumas reivindicações que podem beneficiar o escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco, como melhorias para as estradas vicinais na zona rural, a reativação da ferrovia e a obra da Travessia Urbana de Juazeiro.
“A visita da comitiva e da deputada federal Bia Kicis foi muito importante para Juazeiro. Ela, sobretudo, ficou muito impactada positivamente com o potencial agrícola do nosso município. Nós tivemos a oportunidade de mostrar para ela a dimensão e força de Juazeiro e do Vale do São Francisco. E também falamos sobre algumas reivindicações da gestão Suzana Ramos, no sentido de fortalecer ainda mais a cadeia do agronegócio e da agricultura familiar. A deputada se colocou à disposição para entender e nos ajudar a concretizar os pleitos da região”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva.
Ascom
2 comentários
25 de Jul / 2021 às 13h12
Nada vezes nada de discutirem a Agricultura irrigada, como um distrito de AI. Pena que intervençõess se dão apenas no apoio infraestruturas. Mercados de acesso aos produtos ficam nas mãos de atravessadores corretores inescrupulosos. De nada adianta ter políticas públicas sem saberem de acessar as mesmas. Ouçam os agricultores que estão na ponta. Tudo incide no produto e na hora de comercializar não se tem apoio. Mercado do produtor cotações pra que pra quem? Façam cotações nós supermercados, feiras livres, etc. O marco seria outro de apoio.
25 de Jul / 2021 às 13h23
https://www.iica.org.br/pt/prensa/noticias/rota-da-fruticultura-no-distrito-federal-e-entorno-e-lancada Aqui sim, tem-se políticas públicas sadias para apoio fundamental. IICA Brasil (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura). pensem nisso.