Um levantamento feito pela direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro no mês de junho, constatou que o número de pacientes que procuram a unidade caiu em mais de 50% nos últimos dois meses. Com capacidade para atender 250 pacientes por dia, a UPA de Juazeiro recebe, em média, 90 pessoas por dia para atendimento de urgência e emergência.
“A UPA é porta aberta para urgência e emergência. O que percebemos é que em meio à pandemia do coronavírus, as pessoas evitam procurar a unidade de saúde com medo do contato com outras pessoas, isso fez cair o número de atendimentos. Compreendemos a apreensão das pessoas, porém destacamos a necessidade de ir ao médico sempre que precisar, afinal, nossas unidades de saúde estão preparadas para atender da melhor forma possível, seguindo todos os protocolos sanitários”, destaca o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.
Seu Pedro dos Santos, de 56 anos, chegou com tosse e falta de ar, passou pela triagem e comentou o atendimento na UPA. “Essa é a terceira vez que venho à UPA e sempre me tratam muito bem. Os médicos e enfermeiros fazem um bom trabalho”, elogiou Seu Pedro.
A Prefeitura de Juazeiro reestruturou a UPA para oferecer o que o paciente em situação de urgência e emergência necessita - do atendimento aos exames. “Nós oferecemos o suporte para urgência e emergência com sutura, gasometria, eletrocardiograma, exames laboratoriais, raio-X e os atendimentos básicos de urgência como aferição de glicemia, pressão arterial e medicação”, explica o diretor da UPA, Régio Cunha.
Estrutura para atendimento
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro oferece 4 leitos na enfermaria feminina, 4 leitos na enfermaria masculina, 4 leitos em sala vermelha com monitores e respiradores, 3 leitos em sala amarela, 2 leitos para isolamento de pacientes e duas salas de medicação com leitos e cadeiras, somando 14 pontos de atendimento para pacientes em observação médica.
A equipe de profissionais envolve 3 médicos para plantão e um para acompanhar pacientes internados. Ainda compõem a equipe, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, farmacêutico e atendente de farmácia.
Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde de Juazeiro
1 comentário
21 de Jul / 2021 às 13h40
Quem é doido sabendo que no fundo tem hospital de campanha, as pessoas ficam em casa sofrendo, depois teremos muitos doentes mentais...