A elaboração de artigos científicos é uma das formas pelas quais os professores avaliam seus alunos em uma determinada disciplina, além de ser um importante instrumento de divulgação das suas investigações e reflexões dentro do ambiente acadêmico. Publicar artigos em congressos e revistas científicas, por exemplo, gera benefícios não só para a sua carreira, mas para a sociedade como um todo, como já falamos por aqui.
Mas, para escrever um texto com qualidade técnica e relevância, não basta seguir meia dúzia de regras da ABNT. As normas de formatação são importantes, mas também é necessário se atentar a alguns fatores como: objetivo bem definido, clareza, concisão e sequência lógica.
Veja abaixo algumas dicas que você pode seguir para produzir um bom artigo científico:
- Crie um projeto
A elaboração de um artigo requer disciplina e organização. Primeiramente, organize um cronograma para não se perder diante dos prazos. Depois, esquematize um sumário com tópicos para guiar a sua produção textual: introdução, métodos, desenvolvimento e conclusão. - Faça perguntas
A redação se torna mais fácil quando se tem um objetivo claro e bem focado. Do contrário, você terá dificuldades até mesmo durante o processo de redação. Para driblar esse problema, tente formular algumas perguntas.
Essa estratégia ajudou pesquisadores a responder alguns questionamentos na época em que se notou um aumento do número de casos de microcefalia. “Existe associação entre microcefalia e infecção pelo vírus Zika?”, “Essa associação é do tipo causa-efeito?”, foram algumas das perguntas que eles fizeram antes de encontrar uma relação entre a microcefalia e a infecção pelo vírus Zika. - Leia artigos científicos da sua área
Ler artigos ajuda na familiarização com o estilo de escrita e termos técnicos de sua área. Além disso, você se atualiza quanto aos temas e tendências da pesquisa e o que já foi abordado dentro de determinado assunto. - Cuidado com o plágio!
A cópia parcial, integral ou conceitual de um artigo sem a apresentação da fonte original pode se caracterizar como plágio. Para ficar livre desse “b.o”, você pode contar com algumas ferramentas gratuitas que detectam plágios através da comparação e rastreio de conteúdos semelhantes. São elas: Noplag, Grammarly e CopyLeaks. - Revise o seu artigo com atenção
Antes de enviar o texto, certifique se existem erros gramaticais ou se a escrita está legível. Se possível, envie para um revisor. Pretende publicar o artigo em uma revista científica? Verifique se ele atende as exigências geralmente disponibilizadas por edital.
Portal de Periódicos da Rede UniFTC
Agora nós temos um local para reunir, organizar e disponibilizar acesso pleno e gratuito às revistas científicas que publicamos, além de outras produções científicas no âmbito nacional e internacional! O nosso Portal de Periódicos e Revistas Científicas está indexado em sistemas nacionais e internacionais, como Google Acadêmico, OASIS do IBICT/MCT, Public Knowledge Project e na plataforma de Busca Integrada, um sistema de conteúdos digitais mantido pela nossa Rede de Bibliotecas.
Publique seus artigos científicos em nossas revistas, clique aqui e cadastre-se!
0 comentários