Nesta segunda-feira (12), durante entrevista ao Programa Cidade em Movimento, o diretor-presidente Gilmar Nery, do Sindicato (Associação dos Professores Licenciados da Bahia-APLB), em Juazeiro, reafirmou sua luta por direitos e pela vida dos nossos profissionais, contra toda e qualquer proposta de volta às aulas presenciais sem que a categoria esteja devidamente imunizada contra o coronavírus.
"Voltar às aulas é levar os alunos para o corredor da morte. A opinião da maioria é de que a reabertura das escolas não deve acontecer até que todos os trabalhadores e trabalhadoras da Educação estejam imunizados.", argumentou Gilmar Nery.
Desde o início da pandemia, o sindicato vem alertando ao governo do Estado e aos prefeitos que o retorno de qualquer atividade presencial só seria possível com a imunização dos trabalhadores em Educação, bem como, a garantia de segurança nos ambientes escolares, no cumprimento rígido das medidas de biossegurança.
Uma nota nas redes sociais da APLB consta texto avaliando que "crianças podem ser vetores de contaminação na medida em que entram em contato com outras pessoas. Não há como controlar o distanciamento, especialmente entre os mais jovens, levando-se em conta que também não há pessoal de apoio suficiente para ajudar a/o professor/a. Considere-se que a escola é um espaço de humanização, de afeto, de acolhimento da/o aluna/o, para que ela/e se sinta segura/o e confortável para aprendizagem e socialização".
A retomada das atividades escolares presenciais, que dará início a fase de ensino “híbrido” na rede estadual, voltou à discussão na última quarta-feira (30) após o governador Rui Costa (PT) comentar a possibilidade eventual de um retorno em 15 dias, caso os índices da Covid-19 continuem reduzindo.
Redação redeGN Foto Ilustrativa
6 comentários
12 de Jul / 2021 às 19h49
ACHO QUE OS PROFESSORES PODERIAM SER MAIS PROFISSIONAIS E OLHAR A SITUACAO COM MAIS ATENCAO POIS EM OUTROS LUGARES ESTAO RECOMECANDO AS AULAS E AQUI QUE JA É UMA EDUCACAO MUITO ABAIXO DOS OUTROS SEGUNDO O IDEB E NAO PENSAM NISSO. SE NAO RECEBESSEM NAO PENSAVAM ASSIM.
12 de Jul / 2021 às 20h52
Concordo plenamente com o Presidente da APLB. Os alunos têm que está unidos e não retornar agora à sala de aula.
12 de Jul / 2021 às 21h29
Tem que retornar mesmo. Deixem de preguiça. Vocês estão com os salários em dias e tudo fazendo aglomeração na rua. Vão trabalhar. Tá todo mundo trabalhando. Pq vocês não podem?
12 de Jul / 2021 às 23h36
Eu trabalho todos os dias com contato diretamente com VÁRIAS pessoas dentro de um veículo. Não fui vacinado pq da idade e, mesmo assim, vou trabalhar TODOS OS DIAS. Pq os professores não podem trabalhar? Estão é com preguiça.
13 de Jul / 2021 às 08h55
Somos do movimento #voltaasaulasjuazeiro e não vamos desistir de solicitar imediatamente o retorno às aulas em modelo híbrido. As crianças e adolescentes já foram penalizados demais. Já pensaram em quantas dessas crianças e adolescentes estão sendo expostos todos os dias à abusos, trabalho infantil, criminalidade? Justamente por estarem fora das escolas!!!!!! É um grande retrocesso educacional. Volta às aulas já!!!!!
13 de Jul / 2021 às 17h55
Esse Gilmar devia se preocupar com a PF na porta dele e dos outros conselheiros do IPJ que foram coniventes com as malandragens que eram feitas na época do Antônio Carlos e do governo do Paulo Bonfim e Isaac.