Na caravana que programa pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende promover encontros com dirigentes do Centrão, bloco partidário que compõe a base aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional.
Além da tentativa de conquistar apoios regionais à sua eventual candidatura, o dirigente petista tem como intenção demonstrar publicamente que a coalizão partidária não é unânime no respaldo à atual gestão federal ou em uma eventual reeleição do atual presidente.
Na Bahia, por exemplo, primeiro destino da agenda de viagens que deve ser iniciada no final de julho, Lula programa um encontro com o vice-governador João Leão, do PP. A ideia é que participem da reunião integrantes da bancada federal da sigla na Bahia.
No Piauí, a ideia é que o ex-presidente petista se encontre com lideranças do PSD, partido que, no estado, integra a base de apoio do governador Wellington Dias, do PT.
A defesa de dirigentes petistas é de que Lula aproveite a passagem pelo Piauí para se reunir com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e um dos líderes do centrão mais afinados ao governo federal.
Na Paraíba, a ideia é que o ex-presidente petista tenha um encontro com o governador João Azevêdo, do Cidadania. A intenção é de que ele se reúna também como o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP, e com o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, do PV.
Para as viagens que fará ao Nordeste, Lula planeja fazer um discurso em defesa da vacinação contra o coronavírus e na adoção de políticas sociais para o combate à pobreza, na tentativa de fazer um contraponto a Bolsonaro.
Para evitar aglomerações, a agenda de encontros do petista não será divulgada. A ideia é de que ele participe de reuniões pequenas e fechadas, respeitando as orientações de distanciamento social da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Nos últimos meses, Bolsonaro tem intensificado viagens oficiais à Região Nordeste, justamente na tentativa de avançar sobre um eleitorado que, segundo pesquisas de opinião, apresenta maior rejeição ao atual governo na comparação a outras regiões do país.
CNN Brasil
8 comentários
07 de Jul / 2021 às 19h44
É MUITA IMORALIDADE UM SUJEITO CONDENADO, DIGA-SE DE PASSAGEM, PELA JUSTIÇA, MAS QUEM MANDA NESSA BAGUNÇA CHAMADO BRASIL, É UM TAL DE STF, POR OPORTUNISMO, O "LIBERTOU". MESMO NÃO SENDO INOCENTE, O QUEREM PRA CONCORRER ÀS ELEIÇÕES E "SALVAR" AS REGALIAS DOS QUE PERDERAM, BRINCADEIRA. E AINDA TEM A CARA DE PAU EM SE ENVOLVER MA POLÍTICA! TOMARA QUE SUAS INTENÇÕES VÃO PARA O ALÉM.
07 de Jul / 2021 às 19h45
Ladrão!
07 de Jul / 2021 às 19h46
Sua linda prisão, ainda lhe aguarda. Deixe está! Tchau querido!
07 de Jul / 2021 às 19h51
Cara de pau
08 de Jul / 2021 às 07h16
Kiko, kiku eu tenho a ver com isso rsrs, não sou eleitor de Lula, mas os processos foram anulados, logo não existem sentença, e mais, antes de vc descer o pau no STF, desça o pau em quem faz as leis que dão brechas para solturas e para inúmeros recursos, embargos etc... A culpa não é de quem baseado nas leis julga e sim das leis que dão margens para interpretações e dos políticos que não mudam com medo de serem os prejudicados.
08 de Jul / 2021 às 18h32
Mário Pitanga, foram "anuladas", mas vc sabe do interesse por trás. Consideram a Justiça no Paraná "parcial" no caso, mas embora que as condenações, provas e outras coisas do caso agora tão em aberto! Pior mesmo é tudo da Lava Jato sendo perdida! Mas como vc falou, é culpa dos políticos! Tendo rabo preso é assim mesmo!
09 de Jul / 2021 às 07h45
Kiku rsrs, então vc acha q o q fizeram é justiça? Acelerar trâmites processuais, juiz participando de investigação e orientando os promotores e outros, então burlar a lei pra conseguir uma suposta justiça é justiça? Isso é justiceiro e não justiça. Moro é um pilantra e a lavajato foi conduzida com o único fim, meu caro justiça através de injustiça mão é justiça!
10 de Jul / 2021 às 13h36
Pra quem diz que não é eleitor do Lula, pra ofender juiz e dizer que a Lava Jato só perseguiu Lula, está mais do que provado que você, Mário é defensor do Lula. Fez justiça, prendeu Lula, prendeu, Cabral, Geddel, Eduardo Cunha e recuperou bilhões roubados, mas graças ao STF diga-se de passagem, é tudo colocado por eles, quis colocar o Lula de volta, anulando suas condenações para logo voltarem às duas mordomias. Bom, se você é eleitor do Lula, o problema é seu. Bye, Bye