O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% das intenções de voto para a Presidência da República para 2022. Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece com 23%, segundo pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), criado por ex-profissionais do Ibope, divulgada nesta sexta-feira (25).
Se considerados os votos válidos, o petista teria 56% das intenções e venceria já no primeiro turno. Já Bolsonaro, ficaria em segundo lugar, com 23% dos votos totais e 26% dos válidos.
A pesquisa avaliou também a viabilidade dos ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), bem como do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O pedetista atinge 7% dos votos totais, o tucano paulista, 5% e Mandetta, 3%.
O instituto Ipec ouviu presencialmente 2.002 eleitores brasileiros em 141 cidades do país entre 17 e 21 de junho. A margem de erro de dois pontos percentuais.
Por região
De acordo com os dados, Lula lidera em todos os segmentos do eleitorado.
No recorte geográfico, o principal reduto do petista continua sendo o Nordeste, onde tem 63% das preferências de voto, com vantagem de 48 pontos porcentuais sobre Bolsonaro.
A menor vantagem do petista ocorre no Sul (35% a 29%). No Sudeste, região que concentra o maior número de eleitores, o ex-presidente tem 47%, e seu principal rival, 24%.
Nesta quinta-feira (24), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estendeu a suspeição do ex-juiz Sergio Moro a todos os processos do ex-presidente em que o magistrado atuou. Os processos do sítio de Atibaia e sobre o Instituto Lula voltaram, portanto, à estaca zero.
Em março, o STF decidiu que o ex-juiz Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. Com esse movimento, Lula se tornou elegível novamente.
Potencial de voto
A pesquisa também perguntou se os eleitores votariam com certeza ou poderiam votar ou se não votariam de forma alguma em determinado candidato.
Em Lula, 61% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar nele (11 pontos percentuais a mais que em fevereiro), 36% que não votariam de jeito nenhum (8 p.p. a menos), e 3% afirmaram que não conhecem o suficiente ou não responderam.
Para Bolsonaro, 62% disseram que não votariam de forma nenhuma (6 p.p. a mais), 33% que votariam com certeza ou poderiam votar (queda de 5 p.p.) e 4% que não conhecem o suficiente ou não sabem (variação negativa de 1 p.p.).
Rejeição
Nos últimos quatro meses, o potencial de votos de Bolsonaro caiu de 38% para 33%, enquanto a rejeição aumentou, aponta a pesquisa, que identificou que 62% dos eleitores afirmam que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum (eram 56% há quatro meses).
No caso do ex-presidente Lula, a taxa de rejeição fica em 36%.
Ciro Gomes também teve avanço em seu potencial de votos, mas em termos mais modestos: passou de 25% para 29% desde fevereiro. A rejeição ao ex-governador do Ceará caiu quatro p.p, mas segue em patamar elevado: 49% dizem que não votariam nele de jeito nenhum.
Já o potencial de votos de Doria passou de 15% para 18%. No entanto, 56% do eleitorado afirma que jamais o escolheria como presidente.
Fonte: CNN Brasil
7 comentários
25 de Jun / 2021 às 15h53
Pesquisa duvidosa...
25 de Jun / 2021 às 16h00
A manipulação começa quando tem gente besta que acredita. Bolsonaro ainda continua forte. Mesmo quem não gosta dele, mas não vora em Lula e é antilulapetista, votaria em Bolsonaro para Lula não voltar. Quem pede terceira via, no segundo turno vota. Bolsonaro ou se não abstém ou vota nulo. O Brasil ainda permanece contra Lula e PT, essa eleição será tão acirrada que será decididas em poucos votos, mas favoráveis ao Bolsonaro. Lembrando: o nordeste pode votar em Lula, mas o restante do Brasil, não!
25 de Jun / 2021 às 16h02
Uma pesquisa mais mentirosa e cômica que já vimos nos últimos tempos! Kkk Lula pode ter voto, mas não se elege
25 de Jun / 2021 às 16h07
PESQUISA MAIS SALAFRÁRIA QUE DIVULGARAM PRA FAVORECER ESSE LADRÃO QUE DEVERIA TÁ NO OUTRP MUNDO
25 de Jun / 2021 às 16h46
Fake News, não vemos isso na prática, vemos Bolsonaro eleito novamente
25 de Jun / 2021 às 18h47
Calma meu povo guando o povo quer nao adianta o homem é querido pelo povo. Vamos respeitar a decisao popular.
26 de Jun / 2021 às 18h58
Decisão polular? Querido pelo o povo? Hahaha só se for nesse nordeste mesmo! Pois se depender do restante do Brasil esse seu político de estimação estaria a 7 palmos Kkk Ricardo é tão criança q não sabe separar manipulação com pesquisa feita! Se bem q já tem o costume de acreditar em conto de fadas