Se o Cruzeiro tenta relembrar os áureos tempos de mandante intragável, a Juazeirense tem em seu estádio uma das grandes forças recentes. Os times duelam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Adauto Moraes, em Juazeiro, na Bahia, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. O jogo de ida, no Mineirão, teve vitória azul e branca por 1 a 0.
A Juazeirense, fundada em 2006, ainda tenta galgar degraus no cenário nacional. Tem conseguido feitos importantes na Copa do Brasil, e isso se deve muito ao desempenho que tem como mandante. Nos últimos 50 jogos nessa condição, a equipe perdeu apenas cinco. O levantamento envolve todos os jogos da equipe em casa em 2018, 2019, 2020 e 2021, além dos cinco últimos de 2017.
Nesse período, a equipe venceu 27 partidas e empatou outras 18. Em pontos, o aproveitamento corresponde a 66% dos 150 que estiveram em jogos nesses duelos, lembrando, claro, que algumas das partidas foram em competições mata-mata.
E foi nesse tipo de torneio que a Juazeirense conseguiu bons resultados jogando em casa. Em 2019, empatou com o Vasco, pela primeira fase da Copa do Brasil, e só foi eliminada em função de o rival ser melhor ranqueado na CBF. Em 2016, eliminou o Cuiabá em confronto de ida e volta, vencendo em casa por 1 a 0. À época, a Juazeirense estava na Série D, e o Cuiabá na C.
Na atual temporada, eliminou Sport e Volta Redonda jogando no palco da partida desta quarta. Venceu o Leão da Ilha por 3 a 2 e superou os cariocas nos pênaltis, após 3 a 3 no tempo normal, no qual chegou a estar perdendo por 3 a 0.
Além desses dois jogos, a Juazeirense jogou outras seis vezes em casa nesta temporada, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. O revés foi para o Atlético-BA, na primeira fase do Baiano. Mesmo time que eliminou a Juazeirense na semifinal do torneio.
O Cruzeiro, um dos melhores visitantes na última Série B, perdeu os três últimos jogos que fez como visitante: Pouso Alegre (1 a 0), América-MG (3 a 1) e Confiança (3 a 1). No confronto desta quarta-feira, qualquer derrota por um gol levará a decisão para os pênaltis. O gol marcado fora de casa não é critério de desempate.
A reportagem é de Guilherme Macedo, Globo Esporte
Globo Esporte
0 comentários