Contemplada pelo programa Transformar, da Prefeitura de Juazeiro, a dona de casa Maria Cabral de Lima esperava há quase dois anos para realizar o sonho de ter a sua casa adaptada. Moradora do Morrão, comunidade no entorno do bairro Dom José Rodrigues, Dona Maria é mãe de Marimel Monize Cabral da Mota, que tem deficiência.
A dona de casa espera que a reforma dê mais autonomia para sua filha de 18 anos circular pela casa com mais independência. O sonho começou a se tornar realidade este ano, quando a reforma foi iniciada.
O programa é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR).
"Eu não entendi porque demorou tanto para começar, porque eu fui a segunda contemplada, mas, agora que começou foi tudo muito rápido e a casa já está quase pronta. Estou muito feliz e ansiosa para curtir a minha casa nova. Ver minha filha circulando pela casa com mais independência", declara Dona Maria.
Entre os itens incluídos na reforma estão a abertura de vão das portas, adaptação do banheiro, barra de acessibilidade, rampa de acesso, piso, revisão elétrica e hidráulica. "A obra é toda pensada para oferecer mais conforto e independência para os beneficiados. Então, além das adaptações para acessibilidade, intervimos também nas redes elétrica e hidráulica, e no acabamento da casa, com reboco, pintura, piso e janelas para dar mais ventilação e oferecer um ambiente arejado", conta o engenheiro da SEDUR, Bismarck Cavalcanti, responsável pelo acompanhamento da obra.
O programa
"Esse é um programa que humaniza, é uma honra participar da sua execução. Atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade social que teriam muita dificuldade para adaptar o seu imóvel e devolvemos uma casa mais confortável e preparada para as necessidades da pessoa com deficiência, priorizando as especificidades de cada contemplado. A prefeita Suzana Ramos acompanha cada obra e sempre pede o cuidado e o carinho da equipe com os beneficiários, tanto na execução do projeto, como no atendimento", ressalta a diretora de Habitação da SEDES, Quisa Benevides.
Atualmente, o programa, que é realizado com recursos próprios do município, tem duas obras em execução correspondentes ao edital de 2019, no Morrão e no NH3. Em seguida, serão iniciadas as adaptações dos imóveis contemplados no edital de 2020.
Eneida Trindade – Assessora de Imprensa da SEDES
1 comentário
22 de May / 2021 às 02h13
Esperemos que isso garanta o direito de quem precisa, pois quem teve a ideia, apenas enxergou uma invenção do tô fazendo alguma e um meio político e dos quem votam da turma incompetente dos aproveitadores! Tomara que a ideia do Gugu ou Hulk sei lá, seja pra todos!