Em 13 de maio de 1917, em Portugal, três crianças assistiam a uma das aparições mais lembradas pelos católicos de todo o mundo: a aparição de Nossa Senhora de Fátima. A mensagem de paz deixada pela santa aos pequenos é lembrada com festas e orações.
As crianças, Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos, à época, voltaram ao local por mais cinco vezes, nos dias 13 de junho, julho, agosto, setembro e outubro, para ouvir a mensagem da santa. Em sua última aparição, com a presença de cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora de Fátima teria pedido a construção de uma capela em Sua honra, e foi atendida.
Em meio a um problema de ateísmo que se vivia na época, Nossa Senhora de Fátima veio para ajudar a Igreja e a humanidade. Sua mensagem é simples, é uma mensagem de paz, que reafirma a existência de Deus e sua misericórdia.
Muito se fala sobre os três segredos de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o que dizem alguns representantes da Igreja Católica, em sua terceira aparição, a santa comunicou aos pastorinhos três segredos, que eles deveriam dar a público mais tarde.
O primeiro deles, já revelado, tratava da perda das almas durante a Primeira Guerra Mundial. O segundo, também revelado, falava da possibilidade da Segunda Guerra Mundial. O terceiro segredo, sobre o qual existem opiniões diversas, falaria da situação da própria Igreja.
Os segredos são revelações que deveriam nos entusiasmar a sermos melhores. Há quem tenha interpretado os segredos como algo para dar medo à humanidade, mas a verdadeira mensagem de Nossa Senhora só traz boas notícias, esperança".
A dimensão da paz anunciada por Nossa Senhora é muito forte e trata não apenas da paz entre as nações, mas dentro das casas, entre as famílias. Fátima foi uma catequista extraordinária e sua mensagem fala dos problemas por que ainda passamos na humanidade. É uma mensagem extremamente atual que deve ser lembrada por todos.
*Frei Yves Terral, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo.
0 comentários