A Prefeitura de Juazeiro tem se empenhado para garantir que a população possa usufruir novamente de direitos básicos, como acessibilidade. Sendo assim, a partir deste mês, pessoas com deficiência que tenham dificuldades de locomoção, podem contar com dois acompanhantes - um em cada viagem - graças à Lei 3.003/2021, sancionada nesta terça-feira (27), que lhes devolve esse direito.
"Art.1: II - Dois (02) acompanhantes, sendo permitida a presença de apenas um (01) por viagem, quando a pessoa com deficiência de que trata o inciso I deste artigo apresentar dificuldade de locomoção", diz trecho da lei.
A prefeita Suzana Ramos falou sobre a ampliação do cadastro. "A marca da nossa gestão é cuidar das pessoas e ter esse olhar mais humanizado, principalmente com as pessoas com deficiência, dando um tratamento justo a todos que precisam. Sabemos que é um trabalho árduo e diário, mas nossa equipe está sempre empenhada em fazer o melhor pelas pessoas", declarou a prefeita Suzana Ramos.
Para o diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Tenório Filho essa é mais uma conquista em reconhecimento a esse público. "Estamos muito felizes em poder proporcionar essa grande conquista para as pessoas com deficiência. Agradecemos o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência que tem tido um papel importante, junto com a gestão, em devolver ações que melhorem a vida do nosso povo".
Cadastro: Vale lembrar que a alteração é para o transporte público coletivo urbano e rural, e é gratuito, basta a pessoa com deficiência ir até o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf) e realizar o cadastro dos acompanhantes. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a CSTT, através do número: (74) 3611-8836.
Ascom PMJ
5 comentários
29 de Apr / 2021 às 10h58
perguntar não ofende: o terminal de onibus urbano vai ficar naquilo ali mesmo, naquela bagunça, feiura que a gestão anterior deixou virar?!? ou tem projeto pra melhorar? porque tá horroroso aquilo ali
29 de Apr / 2021 às 16h11
Só sabem fazer barulho, mas o que é bom, nada!
29 de Apr / 2021 às 16h16
A Gestora precisa observar que tem gente desses conselhinhos que ainda era o aparelhamento da gestão passada! Gente que pertencem aos partidos contra ao dela! Fique atenta!
29 de Apr / 2021 às 16h23
Questão de acompanhante é sagrado, não precisa de passe livre e autorização! Circulação dentro da cidade no transporte público é comum e permitido! Até pelo o motivo da locomoção de cadeirantes! Necessário é o passe livre em viagens intermunicipais e interestaduais! Outras cidades, não há isso! O máximo que se chamam a atenção é a viagem! Se sair de ponto tal até o destino, se há apenas uma vaga no ônibus, essa vaga precisa tá livre depois pra novos passageiros! E não usar e deslocar pra cima e pra baixo e deixar outros cadeirantes tomando chá de cadeira!
29 de Apr / 2021 às 18h25
Mesmo sendo utópico, aqui nessa cidade, a pessoa com deficiência, quer é ônibus acessíveis, com mais capacidade pra 2 ou 3 cadeirantes! Que o acesso aos ônibus sejam fáceis e sobretudo, nesse lugar que chamam de terminal, mas faz é vergonha! A gente quer é voz e atenção, pois há anos sempre as mesmas pessoas que não sabem fazer nada, ficam nas ações parecendo donas e não dão vez e atenção pra quem precisa!