No Dia Nacional da Tontura, HDM alerta: o problema pode ser sintoma de doença grave

O Dia Nacional da Tontura é celebrado anualmente em 22 de abril. Nesta data, o Hospital Dom Malan chama a atenção de toda a população, em especial de mamães, papais e tutores, sobre um problema pouco falado: Tontura em criança pode ser sinal de doença grave.

O primeiro passo, nesse caso, é levar a criança ao médico ou serviço de saúde para que um profissional capacitado possa fazer o exame clínico e pedir exames específicos, como a audiometria, que identifica a origem da vertigem, que por sua vez pode ter uma infinidade de causas sistêmicas, como distúrbios vasculares, metabólicos, hepáticos, sanguíneos (anemia), infecciosos (parasitoses intestinais) e inúmeras doenças que causam este sintoma como parte de seu quadro clínico.

Perturbações do sistema vestibular infantil e alterações do desenvolvimento motor podem acontecer com uma certa frequência em crianças. Como consequência, além do aspecto do desenvolvimento motor, a linguagem falada e escrita pode ser prejudicada, assim como seu comportamento psicológico. O rendimento escolar pode cair, pois atinge as funções cognitivas, levando até a um quadro depressivo ou de isolamento social.

Principais sintomas apresentados pelas crianças que sofrem com a tontura: Mal-estar indefinido; Náuseas, vômitos, enjoo em veículos e distúrbios visuais são comuns; Medo de altura; Inabilidade para realizar movimentos coordenado; Dificuldade em permanecer por muito tempo na mesma posição; Cansaço excessivo; Percepções imprecisas de tamanho, peso, estrutura corporal, de dimensões de objetos, da distância, da posição espacial ou da relação com objetos circundantes; Quedas ou tendência às quedas.

O tratamento está baseado primeiramente na realização de exames, reeducação alimentar e postural, fisioterapia, psicoterapia e medicamentos, além da reabilitação vestibular.

Mais informações: AQUI

Ascom