Gestantes de Juazeiro que estão no Bolsa Família podem receber benefício extra

Gestantes de Juazeiro que estão no Programa Bolsa Família podem receber benefício extra pelo período de até nove meses da gestação e até seis meses depois do nascimento do bebê (período recomendado pela Organização Mundial da Saúde para a amamentação).

O ‘Benefício Variável à Gestante’ é concedido pelo Governo Federal às mulheres cadastradas desde o pré-natal, com o objetivo de oferecer mais nutrição à criança nesta fase tão importante da vida, oferecendo melhor desenvolvimento em todos os aspectos às crianças de famílias de baixa renda. O valor do benefício é de R$ 41,00.

Em Juazeiro, a prefeitura pretende cadastrar 899  gestantes em acompanhamento pré-natal, neste primeiro semestre. Até a primeira semana de abril, 212 mães procuraram o  benefício na Secretaria de Saúde (Sesau). A Prefeitura de Juazeiro quer cadastrar  2 mil mulheres no Benefício Variável à Gestante até o final do ano.
“Para ser inserida no Benefício Variável à Gestante, a mulher grávida precisa se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo programa. O Cadastro é feito na Gerência de Nutrição da Sesau, e segue para análise do governo. Esse processo, até o primeiro pagamento, demora em torno de 90 dias. O benefício passará a ser contado quando o Sistema Único de Saúde (SUS) for informado sobre a gravidez. Após o nascimento da criança, a mãe deverá apresentar a certidão do bebê na Casa do Bolsa Família e pode receber o benefício por mais 6 meses”, explicou a gerente de Assistência à Nutrição de Juazeiro, Beatriz Lopes.

Documentos


A mulher grávida deve apresentar para o cadastramento no programa, o cartão do Bolsa Família e cartão da gestante, na Gerência de Nutrição da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Shopping Águas Center, Avenida Adolfo Viana), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h.

Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde