O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Senado abra uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a condução do governo federal na pandemia de Covid-19. No entanto, alguns parlamentares pedem que a CPI também investigue a atuação de estados e municípios.
Um dos parlamentares que está colhendo assinaturas para que governadores e prefeitos sejam investigadas é o senador Eduardo Girão (Podemos - CE). "Muitos colegas têm me ligado desde sexta-feira (10), e faltam apenas nove assinaturas. Eu acredito que ainda neste domingo (11), a gente possa superar o número mínimo de 27 assinaturas para abertura de uma CPI mais ampla”, afirma.
Eduardo Girão defende que a CPI da Covid englobe estados e municípios para ser mais "justa". "Uma CPI mais justa e que eu acredito que vá trazer todos os dados para o povo brasileiro fazer o seu julgamento", diz.
Segundo ele, uma CPI que só investiga o governo federal tem cunho político e eleitoral para 2022. “O bom senso manda que a gente faça a justiça por inteiro. Buscar a verdade e não apenas uma parte da verdade”.
“Eu confesso que fico indignado porque nós temos centenas de bilhões de reais enviados a estados e municípios e com 61 operações da Polícia Federal”, afirma.
Girão acrescentou que existe um projeto de lei, esperando para ser votado no Senado, em que ele propõe a duplicação da pena em casos de desvio de dinheiro ao longo da pandemia.
“Como diz Alvaro Dias, líder do Podemos, um roubo durante uma pandemia não é apenas corrupção, é um assassinato”, complementa.
Fonte: CNN Brasil
3 comentários
12 de Apr / 2021 às 08h41
interessante porque fazer CPI de covid, para o presidente que cumpriu tudo direitinho , abastecendo todos os estados e municipios? esta CPI deve se fazer com o STF , com os governadores e com os prefeito que desviaram os recursos, esses ministros pensam que somos idiotas , só que sabe de tudo são eles.outra coisa , eles não deviam nem estar nesta posição que estão não foram votados pelo povo, está aí por que os presidentes anteriores CORRUPTOS colocaram eles lá, Ms estou pedindo a deus que o presidente acione o artigo 142, PARA VER SE PRENDE TODOS ESSES CORRUPTOS QUE LÁ ESTÃO.
12 de Apr / 2021 às 15h32
O que eu acho absurdo e eles se preocuparem com a "LENTIDÃO" do Governo Federal e não com Prefeitos e Governadores que desviaram ou superfaturaram o dinheiro destinado ao tratamento da COVID!
12 de Apr / 2021 às 15h43
Prezado, josemir Magalhães da Silva! a CPI é para apurar omissões do governo federal! Você ouviu falar que a PFIZER no final do ano de 2020 ofereceu ao Brasil a compra de 70 milhões de doses da vacina astrazenica! o governo federal REJEITOU! você ouviu a situação lá da Amazônia que ia faltar oxigênio, foi comunicado bem antes ao ministro da saúde, que demorou de agir! deve ampliar a CPI também para os Estados, e municípios brasileiros! Na nossa cidade fizeram no ano passado um hospital de campanha HORRÍVEL! hoje está bem mais MELHOR ! imagino uma CPI no Rio de Janeiro! tem sim que fazer.