Com previsão de fechamento do comércio de Petrolina, já a partir de amanhã, quinta-feira (18), conforme decreto do governo estadual, Juazeiro deve passar a receber uma movimentação muito maior na sua área comercial até o final do prazo estabelecido pelo governo de Pernambuco, no dia 28 de março, caso sejam mantidas as decisões dos últimos decretos do Governo da Bahia e pactuados pela prefeitura de Juazeiro.
Em que pese os prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho, e de Juazeiro, Suzana Ramos, já tenham se reunido para avaliar as possibilidades de ações conjuntas, por enquanto ainda não houve uma condição de adequação, o que na opinião de profissionais de saúde pode ser um vetor de transferência de vírus entre as duas cidades, já praticamente colapsadas em virtude do aumento de casos de Covid-19 alcançados nos últimos dias na rede PEBA.
“A coisa vai piorar em Juazeiro quando Petrolina fechar o comércio, na quinta. O povo vai vir para o comércio de Juazeiro. Uma pena que não tem uma ação conjunta entre as duas cidades”, alertou um leitor em mensagem enviada à redação.
Com o decreto já divulgado pelo Governo de Pernambuco, a partir de quinta-feira (18) até o dia 28 de março, só serviços essenciais funcionarão no estado, com fechamento total de atividades em Petrolina e cidades pernambucanas da região, como bares e restaurantes; Shoppings e galerias comerciais; Óticas; Salas de cinema e teatros; Academias; Salão de beleza e similares; Comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; Escolas e universidades (públicas e privadas); Clubes sociais, esportivos e agremiações; Práticas e competições esportivas; Praias, parques e praças; Ciclo faixas de lazer, eventos culturais, de lazer e sociais.
Em Juazeiro as medidas mais restritivas no momento acontecem aos finais de semana, com funcionamento de todas as atividades elencadas como proibidas em Pernambuco funcionando normalmente durante a semana, até às 20h, quando começa o toque de recolher. Bares e restaurantes podem funcionar até sexta-feira, às 18h em Juazeiro. Em Petrolina, a partir desta quinta, o fechamento de bares e restaurantes será total até o fim do decreto, previsto para o dia 28.
Para infectologistas consultados pela redeGN essa medida termina não funcionando como o esperado, já que na prática, não haverá distanciamento, apenas uma mudança de lado na concentração de pessoas que usam a mesma rede de saúde.
Da redação redeGN
3 comentários
17 de Mar / 2021 às 13h33
Alô Miguel, alô. Suzana! Só 15 dias em harmonia, por favor!!! As pessoas estão morrendo.
17 de Mar / 2021 às 14h12
Se não houver união dos governantes, jamais vamos vencer a pandemia, pq Petrolina fecha e Juazeiro se beneficia com isso porém se não existisse a Rede Peba, garanto q todos seguiam no mesmo barco. Mais isso é Brasil, a política estar acima de tudo e todos. Mais Deus é justo.
17 de Mar / 2021 às 15h36
Sra. Prefeita, loockdown JÁ, o mais importante agora é SALVAR VIDAS!