No Governo do Estado, já não se nega a tendência de endurecimento das medidas de combate à Covid-19 em Pernambuco e elas serão anunciadas ainda nesta segunda-feira (15). Uma coreografia vem sendo feita, nos últimos dias, no sentido de proporcionar ações de socorro a setores da economia como uma prévia, segundo quem acompanha de perto os movimentos dos próximos passos, que incluem restrição mais ampla das atividades, até agora, resumidas apenas aos finais de semana.
As novas regras devem começar a valer a partir da próxima quarta-feira (17), quando também se encerra o prazo do último decreto, determinando só serviços essenciais das 20h às 5h de segunda à sexta-feira, além fechamento total das atividades não essenciais nos finais de semana. Auxiliares não cravam se haverá exatamente um novo lockdown, mas dão conta de aumento substancial das restrições.
A expectavia é com relação aos municicípios que já atingiram 100% das ocupações dos leitos de UTI para Covid-19, entre elas Petrolina.
Com o calendário marcando um ano da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Pernambuco, o secretário de Saúde, André Longo, terminou a semana passada, fazendo uma série de alertas para algumas variáveis: "aceleração acentuada da doença", "forte escalada dos indicadores" e consequente "pressão muito grande sobre o sistema de saúde". Sinalizou para situação de "muita gravidade nos próximos dias e semanas com a perspectiva da falta de leitos".
Redação redeGN com informações Folha Pernambuco
0 comentários