A professora Erika Suruagy, vice-presidente Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), é alvo de uma ação criminal movida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), como forma de intimidação.
Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizada nesta quinta-feira (11), a deputada Teresa Leitão (PT) prestou solidariedade à professora e repudiou o episódio que ela classificou como um "fato lastimável de censura".
Erika Suruagy é alvo da ação movida por Bolsonaro porque a Aduferpe, juntamente com outras cinco instituições, exibiu um outdoor pago – e com declaração de pagamento efetivada – com os seguintes dizeres: O senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por covid-19.
"Na época da veiculação eram 120 mil mortes. Hoje, já são mais de 270 mil mortes por covid-19. Aonde chegaremos? Isto é um presidente da República ou um senhor da morte?", questionou a deputada Teresa Leitão. A deputada prestou solidariedade aos professores e frisou ainda que a honra do presidente não foi abalada pelo outdoor.
"A lei da mordaça que Bolsonaro quer impor nas universidades não vai nos calar. A professora Erika Suruagy é uma das lideranças profissionais e sindicais mais respeitadas no país pela sua conduta, compromisso e nível político e profissional. Toda nossa solidariedade. Não é crime denunciar o caos, não é crime defender a vida, não é crime alertar o povo. Bolsonaro quer intimidar sindicalistas, professores, cientistas, servidores públicos, mas não nos calará", completou.
RedeGN com informações Aduferpe Foto: Ney Vital arquivo
6 comentários
11 de Mar / 2021 às 19h59
Só observando,tem que jogar duro nesses militantes sem noção.Querem respeito,respeite o outro.
11 de Mar / 2021 às 22h09
Ode! E foi no Presidente q inventou o corona vírus? Essa eu não sabia! O povo é q devia se precaver, usando a máscara e o distanciamento! Esses sindicatos e associações pensam q o povo ainda todo é burro! Vão procurar o que fazer em vez dessa palhaçada escrita no outdoor!
12 de Mar / 2021 às 00h20
ATESTADO DE BURRICE É DEFENDER O INDEFENSÁVEL, POBRE GADO NÃO PODEM VER UMA CANCELA ABERTA, CHEGA DE MI MI MI, HIPOCRISIA E LEITE CONDENSADO. QUEREMOS VACINA JÁ
12 de Mar / 2021 às 02h18
Professores do caos, esses mili... da esquerda
12 de Mar / 2021 às 10h57
Então esse presidente processará o mundo? Ele e seus seguidores fanáticos sabem que o BR é o pior do mundo em lidar com a pandemia. Não nos calemos!
13 de Mar / 2021 às 18h54
Verdadeiros militantes que passaram a vida inteira ensinando mentiras em sala de aula; agora veja se os filhos da maioria desses militantes estudam em escolas publicas, verdadeiros inconsequentes bestializadores de pessoas, covardes que nao respeitam o voto alheio