Leitores da RedeGN flagram enormes filas em duas lojas de supermercado atacadista em Juazeiro (BA)

Conforme foi amplamente divulgado pela RedeGN o governador Rui Costa definiu a prorrogação das medidas mais restritivas até as 5h da próxima segunda-feira (8), em Salvador e RMS. Desta forma, está sendo permitido apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais.

O Estado manteve também o toque de recolher, das 20h às 5h, em todo o território baiano, de 3 de março até o dia 1º de abril. As atividades comerciais foram retomadas na quarta-feira (3), mas com horário de encerramento estabelecido para as 20h e abertura após as 5h.

O decreto ainda estabelece que, das 18h desta sexta-feira (5) até as 5h de segunda-feira (8), apenas poderão funcionar serviços essenciais em toda a Bahia.

A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo em todo o estado até as 5h de segunda-feira (8), inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery).

São considerados serviços essenciais as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, como transporte, serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência.

O funcionamento de restaurantes e bares fica restrito à operação de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até as 24h, com validade até as 5h do dia 8 de março.

Ficam suspensos ainda eventos e atividades, em todo o território do estado da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica no período de 3 de março a 1º de abril.

JUAZEIRO

Juazeiro cumpre o Toque de Recolher estabelecido pelo Decreto Estadual, mas está fora do lockdown segundo o governador Rui Costa porque a região Norte (onde está localizada Juazeiro) e a região Oeste apresentam números de contaminação menores se comparadas às outras regiões.

No entanto, vários leitores da RedeGN flagraram na manhã deste sábado (06) enormes filas fora e dentro de duas redes de supermercado atacadista em Juazeiro (BA).

Embora a grande maioria esteja portando máscaras, em alguns casos é possível observar que não há distanciamento, uma das principais recomendações dos organismos de saúde do município, do Estado e do Ministério da Saúde.

E aí um dos leitores questionou: “Cadê a fiscalização, só existe para os pequenos comerciantes”.

Da redação