A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro realizou a pesquisa virtual "Escuta Sensível", para ouvir gestores, coordenadores pedagógicos, professores e as famílias dos alunos da Rede Municipal, a respeito da experiência com as aulas remotas realizadas em 2020.
Os resultados foram analisados pela equipe pedagógica da Seduc e apontaram caminhos para o alinhamento dos planos de trabalho nas escolas. Os questionários foram aplicados de forma virtual, durante o período de 01 a 04 de fevereiro, e neles constavam questões de múltipla escolha e espaço aberto para sugestões.
No total, mais de 3 mil pessoas participaram da "Escuta Sensível". Entre as diversas sugestões apresentadas pelos participantes, todos os grupos sugeriram melhorias para sanar problemas relacionados à falta de equipamentos adequados ou de internet para alunos e educadores. No grupo gestores, 28,1% apontaram essa dificuldade. A continuidade das aulas remotas também foi sugerida pelos participantes. No grupo famílias, 23,4% sugeriram a continuidade da modalidade, contra 8,3% que preferem aulas presenciais. A distribuição de material impresso também foi pontuada por quase todos os grupos participantes.
Os resultados da pesquisa foram apresentados aos gestores escolares do município, por meio de uma reunião virtual. "Essa pesquisa teve como objetivo conhecer as dificuldades enfrentadas por cada grupo, para que possamos alinhar o trabalho que será realizado em 2021 nas escolas. A Seduc já vem realizando diversos estudos de viabilidade para algumas ações, a fim de garantir a qualidade da educação remota no município", explicou a superintendente de Ensino, Willany Cunha.
Ascom PMJ
0 comentários