Parceria entre prefeitura e usina solar, prevê economia de quase R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos de Petrolina 

“Petrolina tem um sol para cada um”. Essa frase dita em tom de brincadeira, até mesmo pelos próprios petrolinenses, ressalta a característica da cidade sertaneja de ser ensolarada em quase todo o ano. Aproveitando o clima e a abundância de incidência dos raios solares na região, a prefeitura firmou uma Parceria Pública Privada (PPP) para a implantação de uma usina solar no município.

A usina fotovoltaica está instalada no Distrito de Rajada, em 12 hectares de terra. No local, serão três usinas: uma com geração voltada para prédios públicos em geral, outra para unidades de saúde e a terceira para venda própria da empresa. Essa parceria representará cerca de R$ 1,8 milhão, poupados aos cofres públicos por ano. 

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado, essa iniciativa coloca Petrolina à frente, não apenas quando o assunto é obras, como também sustentabilidade.

“O prefeito Miguel Coelho está sempre se adiantando às necessidades da nossa cidade. Petrolina já é conhecida pelo forte agronegócio, é tida como um milagre econômico no meio da caatinga, nada melhor do que aproveitar a energia limpa fornecida pelo nosso sol, para gerar empregos e economia aos cofres públicos. Só para se ter uma ideia, o que economizaremos por ano, representa quase o valor investido em duas Unidades Básicas de Saúde no ano passado. Será mais verba para investirmos na nossa própria cidade”, destaca. 

O contrato com a Prefeitura de Petrolina prevê uma parceria de 26 anos. A usina está com 70% de execução, com previsão de iniciar o fornecimento de energia no começo do próximo semestre.

Ascom