Diferentemente dos anos anteriores, quando centenas de pessoas se reuniam na Orla de Juazeiro, para celebrar o Dia de Iemanjá, os religiosos do candomblé celebrarão o 2 de fevereiro com menos gente e usando máscaras, medidas de prevenção contra o novo coronavírus.
Para evitar aglomerações, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) repassou orientações aos terreiros para que poucas pessoas de cada grupo levem as homenagens para a orla e que realizem celebrações em pontos espalhados à beira do Rio São Francisco. Alguns terreiros, no entanto, já comunicaram que não vão participar este ano.
A SEDES vai oferecer apoio logístico para os grupos que forem saudar a Deusa das Águas, obedecendo às regras sanitárias das autoridades de saúde. Como as celebrações costumam ocorrer no final da tarde, a iluminação da orla será reforçada e também será disponibilizada uma embarcação para levar integrantes de terreiros ao meio do rio para depositar oferendas.
Regras
Como não é um espaço onde o número de pessoas presentes vai ser limitado, já que além dos grupos de terreiro, moradores, turistas e militantes vão ao local aberto para cada um celebrar da sua forma o Dia de Iemanjá, a SEDES orienta que a população siga as seguintes orientações:
• uso obrigatório de máscara;
• higienizar as mãos com álcool gel;
• evitar aglomerações;
• não permanecer na Orla mais do que o necessário;
• evitar levar pessoas do grupo de risco para as celebrações;
• levar sua garrafa de água para evitar compartilhamento de objetos.
Ascom PMJ
0 comentários