Por conta da pandemia da Covid-19, o Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta sexta-feira (29), não terá programação voltada para o tema em Juazeiro.
Na data, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) irá se reunir com a prefeita Suzana Ramos para apresentar propostas de políticas públicas voltadas a este público.
Entre outros assuntos, a Superintendência de Políticas Sociais da SEDES destacará a luta cotidiana das pessoas trans pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da sua identidade, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Com a proposta de evidenciar a afirmação da cidadania para a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans, também será apresentado à prefeita um projeto que estende a esse público outros serviços de inclusão como forma de contribuir para a garantia de direitos e empoderamento dos travestis, transexuais e transgêneros.
A data foi criada em 2004, quando, pela primeira vez, travestis e transexuais foram ao Congresso Nacional cobrar dos parlamentares políticas de igualdade e lançar a campanha nacional "Travesti e Respeito" – a primeira organizada por transexuais para a promoção do respeito e da cidadania. O projeto deu início à comemoração da data e marcou também a primeira política pública implantada especificamente para essa parcela da população.
Ascom PMJ
0 comentários