Já estamos há quase dois meses após a eleição municipal que deu a vitória a Suzana Ramos (PSDB). Durante sua pré-campanha e campanha Suzana se utilizou dos discursos do empoderamento feminino nos espaços políticos e assumiu publicamente o compromisso por inúmeras vezes com a pauta feminina.
É importante lembrar que, após a convenção partidária que homologou os nomes de Suzana e Leonardo na chapa majoritária para disputar as eleições, Suzana ainda na condição de pré-candidata realizou um evento chamado "Comitê das Mulheres", onde segundo material divulgado pela própria assessoria da coligação, o evento serviu para dar um tom feminista na campanha à prefeitura de Juazeiro.
Nesta mesma matéria, a organização do evento diz que o momento serviria de combate ao machismo que Suzana vinha sofrendo dentro da política desde que lançou sua pré-candidatura.
Campanha veio e campanha foi e durante todo momento, o discurso era único que pela primeira vez as mulheres seriam representadas na política municipal e que num futuro novo, no governo as mulheres teriam voz.
No final das contas da eleição, Suzana não conseguiu eleger nenhuma mulher de sua base eleitoral para a Câmara de Vereadores, nem mesmo a mulher de seu maior aliado e figura central da campanha, Flor de Maria Bandeira, que conseguiu apenas 477 votos e ficou na 8º suplência pelo PRTB. A única mulher vereadora eleita foi Neguinha da Santa Casa (MDB) pela base do ex-prefeito Paulo Bomfim (PT).
Enfim, Suzana se elegeu como a primeira prefeita mulher da história de Juazeiro e a sociedade ficou ansiosa para saber quem seria o "novo" time que estaria à frente da futura gestão para conduzir Juazeiro para "um novo tempo" e pasmem: Das 19 secretarias, somente 3 foram indicadas mulheres para a condução: Comunicação, Educação e SAAE.
Suzana repetiu até agora, as velhas práticas da velha política, nada de novo aconteceu, até agora também ninguém viu o empoderamento feminino de fato acontecer dentro da formação de governo. Fico na dúvida, se em meio aos tantos partidos da base de Suzana, em meio á tamanha base eleitoral, se não existem nomes femininos competentes para assumir as pastas! Só existem duas respostas ou não tem ou não querem colocar. Ficamos no aguardo para os próximos desdobramentos do governo da primeira prefeita de Juazeiro.
Kauan de Barros
Coordenador estadual da juventude do Movimento PT e presidente gremista do IFBA Campus Juazeiro.
10 comentários
13 de Jan / 2021 às 13h17
Verdade a velha politica continua nada de novo , só acessor especial de gabinete que já aglomerou
13 de Jan / 2021 às 13h28
Kauã deixa de Mi Mi Mi o nome disso é choro de perdedor me poupe chorão.
13 de Jan / 2021 às 13h28
Kauã deixa de Mi Mi Mi o nome disso é choro de perdedor me poupe chorão.
13 de Jan / 2021 às 13h42
Importante, parabéns Kauan, precisamos desse retorno da primeira Prefeita do nosso município...
13 de Jan / 2021 às 14h02
Votei em Suzana para ver algo novo e só vejo o mesmo de sempre ou pior! Suzana desenterrou defuntos que eu achava que nem os ossos existissem mais.
13 de Jan / 2021 às 15h20
Nós mulheres votamos em Suzana para ver mais mulheres na política e ainda hoje esperamos e nada, independente de partido esse menino está mais que certo.
13 de Jan / 2021 às 15h22
Concordo plenamente com Kauan, eu esperava que pelo menos Suzana fosse aumentar a participação feminina em seu governo, afinal existem excelentes quadros para ocuparem os espaços.
13 de Jan / 2021 às 15h23
Esse artigo foi aferradíssimo, eu votei em uma mulher para ver mais mulheres na política, não aguento mais tanto homem, espero que Suzana veja esse artigo e reveja a formação do seu primeiro escalão
13 de Jan / 2021 às 15h25
Só fala quem é mimimi quem não é mulher e não sente da pele ver sempre só homens nos espaços e nos mulheres com capacidade e formação sendo escanteadas o tempo todo. Kauan está mais que certo, esse governo precisa rever sua formação e incluir mais mulheres.
13 de Jan / 2021 às 20h14
Votei em Suzana por ela e não pela sua aliança com Bandeira. Mas algumas coisas está incomodando a maioria dos cidadãos. Pessoas que se pre-canidataram e na vdd não teriam mil votos, mas hoje tem cargos que não tem nenhuma habilitação e experiência. Espero que estejamos errados e nos surpreendam, mas acredito que começamos mal.