A campanha Janeiro Branco chega este ano à sua 8ª edição com o lema "Todo Cuidado Conta". A ação de 2021 busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da Covid-19.
De acordo com a Agência Senado, uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 constatou ansiedade em 86,5% dos participantes; transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados.
Atualmente, os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento no trabalho, gerando a solicitação de 43,3 mil auxílios-doença, de acordo com o último levantamento da Secretaria da Previdência feito em 2017.
Sabendo desse peso e da importância do tema, principalmente entre os profissionais de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) todos os anos adere ao movimento e realiza em seu serviço ações educativas.
"Começamos as atividades do Janeiro Branco fazendo uma reflexão com os pacientes, acompanhantes e profissionais do Pronto Atendimento, buscando ressaltar a importância do autocuidado, afinal quem cuida da mente cuida da vida e da saúde", ressalta a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha. Este momento de diálogo será feito durante todo o mês pelas assistentes sociais do serviço.
Vale lembrar que desde o início da pandemia, a UPAE está disponibilizando para os funcionários e colaboradores o suporte psicológico, através da profissional Tatyana Torres, e conta com a parceria do Acolhe SES e da Organização Não Governamental Todos pela Saúde – iniciativa lançada pelo Itaú Unibanco para enfrentar a covid-19 e seus efeitos sobre a sociedade brasileira.
"Esse período não tem sido fácil, principalmente para os profissionais de saúde. Então, não vejo momento mais oportuno de falarmos abertamente e de forma intensiva sobre o tema. Toda ação é importante e todo apelo deve ser escutado. Aqui na UPAE temos tentado fazer isso", finaliza a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
Ascom UPAE
0 comentários