O movimento de baianos e turistas nas praias da Bahia foi intenso nestes três primeiros dias do ano de 2021. Na maior parte delas, as pessoas não usavam máscaras, medida importante de proteção para evitar a disseminação da Covid-19.
Com sol predominante na maior parte do estado, as pessoas buscaram, além das praias, o banho no Rio São Francisco, em Juazeiro, Bahia. Ilha do Rodeadouro e Ilha do Fogo lotaram durante este final de semana.
Em Morro de São Paulo, que pertence a Ilha de Tinharé, um dos destinos turísticos mais procurados da cidade de Cairu, no baixo sul baiano, as praias estavam cheias. Em alguns trechos, não houve registro de aglomeração, mas os bares e restaurantes que ficam nas proximidades da 1ª Praia ficaram lotados e com aglomeração. Muita gente não usava máscara. Inclusive, as pessoas circulavam próximas uma das outras.
Um casal que estava sentado na areia de uma das praias de Morro de São Paulo, fez parte de uma minoria que optou pelo uso da máscara.
"Eu não estou só me protegendo, estou protegendo a todos ao meu redor. Tenho pessoas idosas em casa e é importante a gente ter esse cuidado", disse a mulher.
A cidade ficou sem receber turistas de abril a agosto de 2020. Em setembro foi reabrindo gradativamente com liberação para ocupação de 50% dos leitos de hotéis e pousadas e depois, de até 70%. No entanto, a rede hoteleira registra a ocupação, neste início de ano, de 100%.
Em Praia do Forte, vila que pertence a cidade de Mata de São João e um destino turístico também importante no estado, teve movimento intenso de baianos e turistas, mas muitas pessoas respeitavam o distanciamento entre as mesas e sombreiros.
Na água também foi possível notar que não houve aglomeração e muita gente que circulava pelo local usava máscara. Agentes da Guarda Municipal ficaram no calçadão reforçando o pedido de uso das máscaras e fazendo a distribuição dos objetos de proteção.
A prefeitura de Mata de São João restringiu o acesso de carros de passeio à vila da Praia do Forte do até 3 de janeiro. A medida entrou em vigor no último dia de 2020. Somente moradores, trabalhadores ou visitantes com reserva de hospedagem podem entrar no local até domingo.
Na cidade de Ilhéus, no sul do estado, as praias estão cheias, mas também sem aglomeração. Entretanto, o uso da máscara por lá também foi um problema entre os banhistas, já que muitos não usavam. Em Ilhéus, a rede hoteleira também registra 100% da ocupação.
E em Salvador, a praia de São Tomé de Paripe, localizada no subúrbio da capital baiana ficou lotada e com muita gente sem máscara.
G1 Bahia Foto Reprodução TV Bahia
2 comentários
04 de Jan / 2021 às 06h17
Pior que falam e não manda a polícia e lá tem que a polícia baixa o cacessete nesse povo que sabe que não pode e desobedece desse o pau sem dor aí eu quero ver se eles vão no outro dia so vai assim esse negoso de fala pra não ir praças praias e ilhas o povo não tá nem aí e isso baixa o pau
04 de Jan / 2021 às 08h52
é preciso ter lei uma lei que naõ usar mascará pagar 100,00 a multa ai quero ver se o povo não usa mascará e mais 100,00 se não usar álcool gel 70 pra ver se esse povo toma um pouco de juízo porque estão brincando com coisa sería essa doença mata ,vamos se proteger e se prevenir vamos ter mais amor uns aos outros . use máscara e álcool gel 70.